https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14939
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A formação do enfermeiro: contradições e desafios à prática pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Revista Latino-Americana de Enfermagem |
Autor(es): | Pinto, Joelma Batista Tebaldi Pepe, Alda Muniz |
Autor(es): | Pinto, Joelma Batista Tebaldi Pepe, Alda Muniz |
Abstract: | Este estudo aborda a temática currículo, prática pedagógica e formação do enfermeiro que, na atualidade, tem tomado espaço relevante no debate acadêmico. Assim, buscou-se conhecer empiricamente e descrever analiticamente a realidade acadêmica da formação do enfermeiro no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz. Trata-se de estudo descritivo, que pode proporcionar nova visão do problema, tendo tido o cuidado de observar, descrever e explorar aspectos da situação, interpretando a realidade, sem nela interferir para modificá-la, estando, conseqüentemente, aberto a novos estudos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com cálculo de freqüência simples e percentual. Sinteticamente, os resultados apontaram que os professores e alunos têm dificuldade em conceituar currículo. E o currículo estudado se caracteriza como do tipo coleção, com uma prática pedagógica voltada, predominantemente, para o modelo tradicional e, em conseqüência, a formação do enfermeiro continua tendo características do modelo biomédico-tecnicista. |
Palavras-chave: | Currículo Docentes Papel do profissional de enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14939 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
0104-11692007000100018.pdf | 51,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.