Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Joelma Batista Tebaldi-
dc.contributor.authorPepe, Alda Muniz-
dc.creatorPinto, Joelma Batista Tebaldi-
dc.creatorPepe, Alda Muniz-
dc.date.accessioned2014-05-09T16:53:50Z-
dc.date.available2014-05-09T16:53:50Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn0104-1169-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14939-
dc.descriptionp. 1-8pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a temática currículo, prática pedagógica e formação do enfermeiro que, na atualidade, tem tomado espaço relevante no debate acadêmico. Assim, buscou-se conhecer empiricamente e descrever analiticamente a realidade acadêmica da formação do enfermeiro no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz. Trata-se de estudo descritivo, que pode proporcionar nova visão do problema, tendo tido o cuidado de observar, descrever e explorar aspectos da situação, interpretando a realidade, sem nela interferir para modificá-la, estando, conseqüentemente, aberto a novos estudos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com cálculo de freqüência simples e percentual. Sinteticamente, os resultados apontaram que os professores e alunos têm dificuldade em conceituar currículo. E o currículo estudado se caracteriza como do tipo coleção, com uma prática pedagógica voltada, predominantemente, para o modelo tradicional e, em conseqüência, a formação do enfermeiro continua tendo características do modelo biomédico-tecnicista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000100018pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPapel do profissional de enfermagempt_BR
dc.titleA formação do enfermeiro: contradições e desafios à prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeRevista Latino-Americana de Enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 15, n. 1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0104-11692007000100018.pdf51,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.