Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14484
Tipo: Dissertação
Título: Corpo em estado de trânsito: um entre-lugar como condição de atuação
Autor(es): Oliveira, Liliana de Matos
Autor(es): Oliveira, Liliana de Matos
Abstract: Da consideração do corpo como discurso poético da cena proponho um Corpo em estado de trânsito e um entre-lugar como espaços de descentramentos a partir de um ato transformativo que se figura numa ritualidade do encontro. Uma ritualidade quepossibilita o rompimento e a liberação dos automatismos e condicionamentos impostos ao corpo pelos mecanismos sociais de poder. Investigo nessa pesquisa a possibilidade de “reconstrução dos corpos” no acontecimento cênico chamado Fogueira, onde o poder transformativo da morte e o acolhimento do vazio são dispositivos que possibilitam essa reconstrução em atravessamentos - do outro e da materialidade da cena - no ato da criação. Um corpo em estado de trânsito: um entre-lugar como condição de atuação propõe deslocamentos dos lugares de anunciação e convoca as presenças para um ato mútuo de transformação no instante do acontecimento. A criação dissertativa se constrói a partir de uma tessitura que entrelaça três experiências cênicas e um trânsito operado entre práticas cênicas e práticas culturais. Da cena, “Medéia” e “Bakxai”, nas quais a consideração do corpo se estabeleceu como tônica para a construção de uma poética, nesta dissertação compõe a teia que revela a busca por esse espaço de descentramentos, intentados no acontecimento Fogueira. Os deslocamentos pretendidos nesse espaço de devir, aberto à insurgência do inesperado configuram uma zona de interstício onde se movem uma “atuação-proponente” e uma “atuação-convidada”, tornando porosas as fronteiras que compõe a “materialidade cênica” em convergência com os pressupostos de um teatro pós-dramático. Das práticas cênicas e culturais o entendimento da morte como elemento transformativo, os deslocamentos de atuação a partir de uma dinâmica festiva e um entre-lugar de atuação a partir de uma ação ritual, me permitem pensar a proposição desses descentramentos na cena. O ponto central da pesquisa reside num corpo que assume um estado de trânsito.Um trânsito entre as dimensões móveis da corporeidade que somos, dançando o instante, as sequências de devires, o outro, e a transformação da carne a partir de uma ritualidade do encontro. Um corpo posto em estado de abertura para o contato e para o contágio, operando e propondo as modificações e desmascaramentos necessários à “reconstrução dos corpos” e da sociedade a partir das(in)determinações criativas nas quais o corpo exerce um papel ético, poético e erótico.
Consideration of the body as poetic discourse Scene propose a body in a state of transit and a place-between spaces as overthrows from a transformative act that rituality figure in the meeting. A rituality allows a rupture and the release of tics and constraints imposed on the body by mechanisms of social power. Investigate in this study the possibility of "reconstruction of bodies" in scenic event called Campfire, where the transformative power of death and the host of emptiness are devices that allow the crossing - another and the materiality of the scene - in the act of creation. A body in a state of transit: a between-place as a condition of operation of the proposed places of displacement and annunciation summons the attendance to an act of mutual transformation in the moment of the event. The creation Essay is built from a fabric that weaves three scenic backgrounds and practices between a transit operated scenic and cultural practices. Scene, “Medea” and “Bakxai", in which the consideration of the body established himself as tonic for the construction of a poetics in this dissertation comprises the web search reveals that this space overthrows brought before the Bonfire event. The displacements intended this space of becoming, open to the unexpected insurgency configure a zone where interstitium move a "performance-bidder" and a "performance-invited", making porous borders that make up the "materiality scenic" in convergence with assumptions of a post-dramatic theater. Practices of scenic and cultural understanding of death as a transformative element, the displacements of performance from a dynamic and festive in-between place of work from a ritual action, let me think about the proposition of these overthrows the scene. The focus of the research lies in a body that assumes a state of transit. A transit between dimensions of corporeality that we are moving, dancing the instant sequences becomings, each other, and processing of meat from a rituality the meeting. A body placed in a state of openness to the contact and contagion, operating and proposing modifications and desmascaramentos needed to "rebuild the bodies" and society from the (un) creative determinations in which the body plays an ethical, poetic and erotic.
Palavras-chave: corpo
entre-lugar
acontecimento cênico
trânsito
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGAC/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14484
Data do documento: 28-Jan-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO completa.pdfDissertação5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.