Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13688
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O true contra o poser: um estudo das condições e contradições de ser e fazer metal underground na cidade do Salvador
Autor : Santos, Taís Vidal dos
metadata.dc.creator: Santos, Taís Vidal dos
Resumen : Este trabalho decorre da pesquisa sobre o modo de produção, distribuição, circulação e consumo da música heavy metal e de gêneros extremos que compõem o que se constitui como cena metal underground, evidenciando as particularidades contidas na relação entre músicos, agentes promotores da música e público, bem como a sua especificidade no contexto sócio- cultural soteropolitano. A relação expressa a partir do gosto musical compartilhado se desdobra em três dimensões, segundo o fenômeno observado. Assim, buscou-se uma compreensão do processo de mobilização cultural considerando a dimensão estética, moral e material do reconhecimento do gênero musical pelo grupo engajado na perspectiva de produção underground. A investigação se propôs a identificar os pontos de conflito enunciados pela identidade de grupo que é forjada com o culto da música e a compreender o modo pelo qual este culto é representado como verdade, como qualidade do que é autêntico. Uma verdade que se experimenta na medida em que as representações são encarnadas por um conjunto de práticas. This work stems from research on the mode of production, distribution, circulation and consumption of heavy metal music and extreme genres that make up what is constituted as underground metal scene, showing the particulars contained in the relationship between musicians, music promoters and public, as well as its specificity in the Salvador’s social and cultural context. The relationship expressed from shared musical taste unfolds in three dimensions, according to the phenomenon observed. Thus, we sought an understanding of the process of cultural mobilization considering the aesthetic dimension, moral and material recognition of the genre by the group engaged in the production perspective underground. The research aimed to identify the points of conflict enunciated by group identity that is forged with the worship music and understand the way in which this cult is represented as true as it is authentic quality. A truth that is experienced in that the representations are embodied by a combination of practices.
Palabras clave : Heavy metal brasileiro
Cultura
Identidade
Brazilian heavy metal
Culture
Identity
metadata.dc.subject.cnpq: Sociologia
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FFCH-PPGCS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13688
Fecha de publicación : 18-nov-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Tais Vidal dos Santos.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.