DSpace

RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) >
Artigos Publicados em Periódicos (Poscultura) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1314

Title: As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos
Other Titles: Revista comunicação, mídia e consumo
Authors: Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Issue Date: 2006
Abstract: Esta comunicação1 discute como se processaram algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produto cosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor. O fenômeno classificatório e diferenciador do cosmético, e a conseqüente alteração do perfil identitário do público consumidor, devem-se, principalmente, a alguns fatores: a) presença de antigos e instauração de novos marcos biológicos que recomendam e norteiam o princípio dos cuidados com o corpo; b) constante tentativa da publicidade de incluir o cosmético no rol das mercadorias de primeira necessidade; c) crescente democratização dos cuidados estéticos possibilitada, em parte, pela expansão dos meios de comunicação; d) e o interesse econômico, relacionado com a produção industrial de mercadorias para vários nichos do mercado consumidor. Estes aspectos serão examinados por meio de análise lingüísticodiscursiva de anúncios publicitários impressos em revistas femininas, no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1314
ISSN: 1983-7070
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Poscultura)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ(1).pdf325.56 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA