Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12671
Tipo: Dissertação
Título: A Educação Ambiental no processo de Gestão Ambiental em indústria petroquímica do Pólo Industrial de Camaçari - Ba
Autor(es): Barreto, Lis Matilde Paes Araújo
Autor(es): Barreto, Lis Matilde Paes Araújo
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação Ambiental no processo de gestão ambiental, com a finalidade de fornecer subsídios para o planejamento e a implementação de Programa de Educação Ambiental - PEA em empresas. Neste sentido, buscou-se identificar as percepções dos funcionários sobre as questões ambientais em uma indústria petroquímica que possui o Programa de Educação Ambiental e em outra que não possui o referido programa, através de um estudo comparativo, e reconhecer as principais diretrizes e concepções adotadas pelas empresas deste segmento industrial para a implantação de programas ambientais. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de formulários junto aos empregados de ambas as empresas e através de registro de observações de situações vivenciadas durante as visitas realizadas às empresas. Os dados coletados foram analisados quantitativamente pelo teste χ2 (qui-quadrado), e qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo, a partir do estabelecimento de categorias descritivas. A análise dos dados obtidos demonstrou diferença significativa entre as empresas, evidenciando que o programa de educação ambiental (PEA) contribuiu no processo de gestão ambiental. Constatou-se que o PEA possui uma função educativa que se expressa pela troca de informações e pelo desenvolvimento de um respeito e de uma consciência com relação à conservação do meio ambiente e contribui para o enriquecimento profissional dos empregados e a modificação das suas atitudes na empresa e fora dela. Apesar da contribuição positiva, o Programa de Educação Ambiental necessita ser revisado com vistas a propiciar o alcance dos objetivos dessa prática educativa. Os empregados da indústria que não possui o programa de educação ambiental, apesar da falta de conhecimento sobre a temática ambiental, demonstraram interesse na implantação de um programa de educação ambiental na indústria em que trabalham. Esses resultados revelam a importância de programas de educação ambiental na indústria, baseados em atividades que estimulem reflexões sobre o meio ambiente e o envolvimento dos empregados na resolução dos problemas ambientais, para que se produza conhecimento e mudança de atitudes e valores, formando cidadãos comprometidos, responsáveis e críticos em relação ao meio ambiente.
Palavras-chave: Educação ambiental
Sistema de gestão ambiental
ISO 14001
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12671
Data do documento: 21-Ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (Pós-Ecologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Lis Araújo Barreto 2007.pdf816,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.