Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12121
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Aprendendo com a história: críticas à experiência da cooperação norte-sul e atuais desafios à cooperação sul-sul |
Otros títulos : | Caderno CRH |
Autor : | Milani, Carlos Roberto Sanchez |
metadata.dc.creator: | Milani, Carlos Roberto Sanchez |
Resumen : | O principal objetivo deste artigo é, com base nas limitações críticas apontadas à experiência histórica da Cooperação Norte-Sul (CNS), analisar alguns dos dilemas com que se confrontam as atuais estratégias de Cooperação Sul-Sul (CSS), concebidas e desenvolvidas por países como Brasil, México, Índia, China, Turquia ou África do Sul. O autor defende a hipótese de que a diferenciação entre CNS e CSS é fundamentalmente empírica, devendo, porém, também ser pensada à luz do legado do ativismo multilateral de alguns desses países e do novo papel econômico e político que desempenham no cenário internacional. O argumento é construído no sentido de que, por terem sido (e ainda serem) beneficiários da CNS, tais países deveriam atentar para os riscos de reprodução de um modelo de cooperação que eles próprios criticaram no passado recente. O que haveria de singular e distintivo nas práticas de CSS desses países? Quais seriam os riscos de que suas práticas de CSS sejam menos solidárias do que as promessas anunciadas por seus dirigentes e representantes políticos? |
Palabras clave : | Desenvolvimento internacional Cooperação Norte-Sul Cooperação Sul-Sul África do Sul Brasil China Índia México Turquia |
URI : | http://www.scielo.br/pdf/ccrh/v25n65/v25n65a03.pdf http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12121 |
Fecha de publicación : | 2012 |
Aparece en las colecciones: | Outros (PPGCS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CadCRH-2012-1030.pdf | 204,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.