DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) >
Dissertações de Mestrado (PPGLL) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12037

Title: Os Simpsons nas aulas de língua inglesa: veículo de construção de valores culturais e éticos?
Authors: Matos, Adelmário Vital
???metadata.dc.contributor.advisor???: Anastácio, Sílvia Maria Guerra
Keywords: Ensino – aprendizagem;Língua estrangeira;Ética;Simpsons;Comunicação;Língua inglesa;Televisão na educação;Animação (Cinematografia);Estudo e ensino;Falantes de português
Issue Date: 27-Jun-2013
Abstract: Este trabalho mostra que o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira precisam incluir temas de relevância social para a vida do aprendiz a fim de torná-lo um cidadão crítico, apto a viver em sociedade e capaz de desenvolver valores éticos que o ajudem a promover a auto-estima e a autoconfiança. A pesquisa buscou observar os resultados da aplicação de atividades construídas a partir do desenho animado Os Simpsons em aulas de língua inglesa, privilegiando a utilização dos meios de comunicação de massa para levar o aluno a aprimorar os seus conhecimentos na língua-alvo. Para o estudo, aliou-se à teoria sociointeracionista de Vygotsky os pressupostos filosóficos de Paulo Freire. Defendeu-se a mediação da aprendizagem através de recursos que venham ao encontro dos interesses do aluno, bem como a interação que ocorre dentro e fora de sala de aula ao se abordar assuntos relacionados à realidade ou ao cotidiano do aprendiz. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, consistindo em um estudo de caso, que se utilizou de instrumentos de pesquisa como: questionários, diários de aprendizagem e entrevistas. Com base nos pressupostos teóricos e na análise dos dados coletados, demonstrou-se que o uso do desenho animado como elemento gerador de debates levou os aprendizes a refletirem sobre sua postura perante a vida e dentro da própria comunidade, fazendo-os reavaliarem valores éticos e sua atuação como cidadãos. Estudos sobre a utilização de programas pertencentes à cultura de massa em aulas de língua estrangeira se mostram, portanto, promissores e um campo fértil para futuras pesquisas.
Description: 162 f.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12037
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGLL)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Adelmário Vital Matos - pre-textuais.pdfParte inicial42.95 kBAdobe PDFView/Open
Adelmário Vital Matos - ficha catalografica.pdfParte inicial9.14 kBAdobe PDFView/Open
Adelmário Vital Matos - texto.pdfParte principal926.01 kBAdobe PDFView/Open
Adelmário Vital Matos - anexos.pdfAnexos680.62 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA