Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1195
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento de competências: aportes do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Ufba
Other Titles: Revista Ponto Acesso
Authors: Varela, Aida Varela
Anjos, Bruno Batista dos
Baraúna, Igor
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
metadata.dc.creator: Varela, Aida Varela
Anjos, Bruno Batista dos
Baraúna, Igor
Barbosa, Marilene Lobo Abreu
Abstract: A partir do pressuposto de que os programas de pós-graduação em Ciência da Informação, em situação de educação continuada, têm o propósito de ampliar competências informacionais, neste estudo, discute-se o desenvolvimento de competências e capacidades informacionais subjacentes no projeto pedagógico do Programa de Pósgraduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) do Instituto de Ciência da Informação (ICI). Faz-se um estudo de caso exploratório e descritivo, com uma abordagem cognitiva, a fim de construir um lastro de conhecimentos sobre conceitos, trajetórias cognitivas e mediações de competências. Procedeu-se à analise dos planos de curso das disciplinas que compõem a estrutura curricular do PPGCI/UFBA. Em seguida, aplicou-se um questionário com os discentes do PPGCI para perceber o grau de consciência sobre a aquisição de competências no decorrer do curso. Os discentes participantes do estudo, ingressantes em 2008 e consultados em 2009.1, apontaram que as disciplinas que contribuem com maior relevância para a formação de competências, tanto informacionais quanto gerais, são Metodologia da Pesquisa em Informação, Seminários Avançados de Informação e Informação e Cognição.
Keywords: Competências
Saberes
Cognição
Mediação
Pós-graduação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1195
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)
Artigo Publicado em Periódico (PPGCI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2752.pdf222,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.