Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11605
Tipo: Tese
Título: O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural no ensino de inglês como L2
Autor(es): Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de
Autor(es): Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como dois professores não-nativos de língua inglesa de um instituto de línguas e dois de um curso de extensão universitário em Salvador, Bahia lidaram com conteúdo cultural presente nos livros-texto globais adotados pelas instituições de modo a desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos. O quadro teórico que embasa este trabalho é composto dos modelos de competência comunicativa intercultural, o conceito de cultura no sentido restrito (small culture), os pilares para a educação para o século 21 e os princípios da transdisciplinaridade. As questões que nortearam esta investigação podem ser resumidas em se e como os professores identificam os elementos culturais presentes no livro-texto de modo a desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos dentro dos princípios da transdisciplinaridade. Uma análise dos livros-texto usados, das aulas observadas, e das respostas dos professores a uma entrevista e a três questionários demonstra que é preciso que haja um tratamento mais sistemático em relação a questões culturais e à aprendizagem intercultural nos currículos para cursos de formação de professores sejam eles de nível universitário ou não. Esta tese também discute as implicações pedagógicas de um ensino de língua inglesa como L2 propondo uma série de princípios pedagógicos e sugerindo algumas atividades para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural que podem ser usados em sala de aula.
Palavras-chave: Competência comunicativa intercultural
Identidade
Cultura no sentido restrito
Livro-texto global
Transdisciplinaridade
Educação para o século 21
Ensino de inglês como L2
Intercultural communicative competence
Identity
Small culture
Global textbooks
Transdisciplinarity
Education for the 21st century
Teaching english as an L2
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11605
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese Adelaide de Oliveira.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.