Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Décio Torres-
dc.contributor.authorOliveira, Adelaide Augusta Pereira de-
dc.creatorOliveira, Adelaide Augusta Pereira de-
dc.date.accessioned2013-06-04T17:18:08Z-
dc.date.available2013-06-04T17:18:08Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11605-
dc.description237f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar como dois professores não-nativos de língua inglesa de um instituto de línguas e dois de um curso de extensão universitário em Salvador, Bahia lidaram com conteúdo cultural presente nos livros-texto globais adotados pelas instituições de modo a desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos. O quadro teórico que embasa este trabalho é composto dos modelos de competência comunicativa intercultural, o conceito de cultura no sentido restrito (small culture), os pilares para a educação para o século 21 e os princípios da transdisciplinaridade. As questões que nortearam esta investigação podem ser resumidas em se e como os professores identificam os elementos culturais presentes no livro-texto de modo a desenvolver a competência comunicativa intercultural dos alunos dentro dos princípios da transdisciplinaridade. Uma análise dos livros-texto usados, das aulas observadas, e das respostas dos professores a uma entrevista e a três questionários demonstra que é preciso que haja um tratamento mais sistemático em relação a questões culturais e à aprendizagem intercultural nos currículos para cursos de formação de professores sejam eles de nível universitário ou não. Esta tese também discute as implicações pedagógicas de um ensino de língua inglesa como L2 propondo uma série de princípios pedagógicos e sugerindo algumas atividades para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural que podem ser usados em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBApt_BR
dc.subjectCompetência comunicativa interculturalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCultura no sentido restritopt_BR
dc.subjectLivro-texto globalpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação para o século 21pt_BR
dc.subjectEnsino de inglês como L2pt_BR
dc.subjectIntercultural communicative competencept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectSmall culturept_BR
dc.subjectGlobal textbookspt_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectEducation for the 21st centurypt_BR
dc.subjectTeaching english as an L2pt_BR
dc.titleO desenvolvimento da competência comunicativa intercultural no ensino de inglês como L2pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese Adelaide de Oliveira.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.