https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11449
Tipo: | Dissertação |
Título: | O incompreensível ruído que nos persuade: imagens do passado e da mídia no romance contemporâneo 'Corazón tan blanco'. |
Autor(es): | Gomes, Sandra Maria |
Autor(es): | Gomes, Sandra Maria |
Abstract: | A dicotomia arte elevada e arte popular industrial foi, em grande parte, o elemento que opôs os movimentos modernista e pós-modernista no século XX. Se o modernismo caracterizou-se por se posicionar politicamente contra a cultura de massa, vista como representativa do capitalismo burguês, o pós-modernismo apresenta-se numa relação mais flexível com a indústria de massa. A arte contemporânea mistura elementos provenientes da indústria cultural serializada com textos da herança clássica ocidental, através de práticas intertextuais, intersemióticas e paródicas. Quando mistura o elemento industrial ao objeto canônico, a arte pós-moderna enfraquece a dicotomia popular / erudito, diluindo as fronteiras que separam os objetos em classes hierárquicas de alta e baixa cultura. Dentre as artes pós-modernas o romance contemporâneo tem papel fundamental na diluição dessa fronteira, pois, através da experimentação intersemiótica e da renovação das formas narrativas, põe em funcionamento uma intensa prática auto-reflexiva que problematiza a nossa forma de compreender a experiência e força a ultrapassagem de modelos estéticos estabelecidos. A inserção de referências a obras de arte dos vários períodos da arte clássica ocidental (Antiguidade Greco-Romana, Renascimento, Barroco, Neo-Classicismo) funciona como contraponto ao desconforto, inquietação, fragmentação e multiplicidade da vida moderna, por trazerem à tona modos de representação de tempos em que o homem era a medida de todas as coisas do mundo. O romance espanhol Corazón tan blanco do escritor Javier Marías é um caso de narrativa romanesca que movimenta signos tanto da indústria da imagem ? televisão, cinema e vídeo ? quanto da tradição clássica da pintura ocidental. As pinturas de Velásquez e Rembrandt, as gravuras de Dürer, o drama shakespeareano Macbeth conferem erudição ao romance e insuflam o diálogo arte clássica e romance popular na representação do mal-estar e perplexidade do homem diante do indiferente e opressivo mundo contemporâneo. |
Palavras-chave: | Classical art Post-modernism Twentieth-century fiction Spanish literature Corazón tan blanco Cultura popular de massa Arte clássica Pós-modernismo Arte na literatura Literatura espanhola Ficção-século XX Popular mass culture Corazón tan blanco |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11449 |
Data do documento: | 2005 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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