Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11362
metadata.dc.type: Tese
Título : Consumir e ser consumido, eis a questão! (parte II) Outras configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo.
Autor : Silva Junior, Wilton Valença da
metadata.dc.creator: Silva Junior, Wilton Valença da
Resumen : Nos debates acadêmicos e nas representações midiáticas sobre a problemática das drogas, se tende a centralizar a abordagem na relação entre tráfico, violência e exclusão, muitas vezes naturalizando o consumo de substâncias psicoativas como um fator de desequilíbrio nas configurações socioculturais contemporâneas. Tal perspectiva enfatiza menos o discurso emitido do lugar do usuário que o seu papel como elo mais vulnerável da rede de consumo – principalmente sendo o comércio das drogas ilícitas um dos mais rentáveis do mercado. Se, ao naturalizar a relação entre drogas e ilicitude, se estigmatiza a identidade e as marcas distintivas do usuário, esta pesquisa investiga o discurso identitário que perpassa representações de estudantes universitários usuários – em um momento histórico no qual estes são colocados em evidência pela ampla exibição do filme Tropa de elite, e das proibições da apresentação do filme Maconha/Grass (a verdadeira história da proibição da maconha) em uma universidade federal e da Marcha da Maconha em várias capitais do país.
Palabras clave : Drogas
Universitários
Processo civilizador
Reflexividade
Controles sociais
Social controls
Reflexivity
Civilizing process
Drugs
University students
Editorial : Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11362
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Tese (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Wilton Silvaseg.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.