Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11219
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | (Re) construindo a noção de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira em contexto interacional de sala de aula. |
Authors: | Viana Júnior, Oseas Bezerra |
metadata.dc.creator: | Viana Júnior, Oseas Bezerra |
Abstract: | Esta dissertação teve como objetivo tentar identificar a contribuição das estratégias de aprendizagem de línguas, especialmente as metacognitivas, como um dos recursos, que podem auxiliar os alunos a superar as dificuldades encontradas em seu processo de aprendizagem. Para observar tal contribuição, foi necessário mapear quais eram essas dificuldades, enquanto eles realizavam as atividades que envolviam sua habilidade oral, bem como se houve um aumento em seu nível de consciência quanto ao uso das estratégias de aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, este trabalho utiliza a metodologia de cunho etnográfico, na qual, faz-se possível utilizar questionários, entrevistas, diários de campo e observação participante. A pesquisa foi realizada em um contexto de aprendizagem formal com um grupo do Curso de Extensão de língua inglesa da UFBA, formado por vinte e um alunos, dos quais uma parte era bolsista. A pesquisa apontou a interação sócioafetiva como um dos principais fatores que podem contribuir ou dificultar na aprendizagem. |
Keywords: | Estratégias de aprendizagem Metacognição Interação Language learning strategies Metacognition Interaction |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11219 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Oseas Bezerra Viana Júnior.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.