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Title: Aspectos do tratamento da oralidade nos livros didáticos de português do ensino fundamental: algumas sugestões.
Authors: Nery, Marta Maria de Almeida
???metadata.dc.contributor.advisor???: Heine, Lícia Maria Bahia
Keywords: Lingüística;Língua portuguesa (primeiro grau);Livros didáticos – avaliação;Currículos – avaliação;Comunicação oral;Comunicação escrita;Leitura;Linguistics;Portuguese language;Course books – evaluation;Course syllabus – evaluation;Oral and written communication
Issue Date: 2008
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
Abstract: O objetivo desta dissertação de Mestrado, fundamentada no paradigma funcional da linguagem, foi analisar as atividades de produção de texto, na modalidade oral, presentes em duas coleções de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental recentemente publicadas. Para tanto, três aspectos foram considerados: o primeiro, se o texto oral foi o ponto de partida da aprendizagem; o segundo, se a concepção de gêneros textuais se fez evidente; por fim, se as características intrínsecas à oralidade foram contempladas. Nas duas coleções analisadas, os gêneros orais trabalhados foram o debate e a exposição (seminário), contemplando aspectos como o conteúdo temático, a constituição composicional e o estilo, em maior ou menor detalhes, a depender da série. Concluiu-se que existe, por parte dos autores das respectivas coleções analisadas, a intenção de trabalhar com a modalidade oral, porém isto acontece de maneira limitada, sendo inegável a predominância dos gêneros textuais da modalidade escrita, em sua variedade culta. Foram sugeridos diversos momentos em que a modalidade oral poderia ter sido trabalhada, através da entrevista, do conto maravilhoso, do cordel e de relatos. Também foi enfatizada a importância de se partir das conversações, gênero oral prototípico, com tudo que lhe é peculiar, para, em seguida, se fazer um cotejo com os gêneros orais formais e praticá-los em sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10999
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