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dc.contributor.advisorHeine, Lícia Maria Bahia-
dc.contributor.authorNery, Marta Maria de Almeida-
dc.creatorNery, Marta Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2013-05-16T17:44:07Z-
dc.date.available2013-05-16T17:44:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10999-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação de Mestrado, fundamentada no paradigma funcional da linguagem, foi analisar as atividades de produção de texto, na modalidade oral, presentes em duas coleções de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental recentemente publicadas. Para tanto, três aspectos foram considerados: o primeiro, se o texto oral foi o ponto de partida da aprendizagem; o segundo, se a concepção de gêneros textuais se fez evidente; por fim, se as características intrínsecas à oralidade foram contempladas. Nas duas coleções analisadas, os gêneros orais trabalhados foram o debate e a exposição (seminário), contemplando aspectos como o conteúdo temático, a constituição composicional e o estilo, em maior ou menor detalhes, a depender da série. Concluiu-se que existe, por parte dos autores das respectivas coleções analisadas, a intenção de trabalhar com a modalidade oral, porém isto acontece de maneira limitada, sendo inegável a predominância dos gêneros textuais da modalidade escrita, em sua variedade culta. Foram sugeridos diversos momentos em que a modalidade oral poderia ter sido trabalhada, através da entrevista, do conto maravilhoso, do cordel e de relatos. Também foi enfatizada a importância de se partir das conversações, gênero oral prototípico, com tudo que lhe é peculiar, para, em seguida, se fazer um cotejo com os gêneros orais formais e praticá-los em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectLingüísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (primeiro grau)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos – avaliaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos – avaliaçãopt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectCourse books – evaluationpt_BR
dc.subjectCourse syllabus – evaluationpt_BR
dc.subjectOral and written communicationpt_BR
dc.titleAspectos do tratamento da oralidade nos livros didáticos de português do ensino fundamental: algumas sugestõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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