Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10488
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da insegurança alimentar e nutricional em um consórcio de segurança alimentar e desenvolvimento local CONSAD na Bahia
Autor(es): Ribeiro, Joelma Cláudia Silveira
Autor(es): Ribeiro, Joelma Cláudia Silveira
Abstract: O Brasil conta na atualidade com marco legal para a promoção e garantia da Segurança alimentar e nutricional - SAN, integrando a criação do sistema de segurança alimentar – SISAN em todos os níveis de governo e a política nacional de SAN. O desafio de construir um sistema de SAN municipal envolve informações e conhecimento sobre a situação a ser enfrentada e seus determinantes, e estes são geralmente deficientes ou inexistem em municípios menores. No Brasil, por outro lado, há uma tendência de focalizar os territórios no enfrentamento de problemas sociais, entendendo-se ser esta uma forma de promover maior impacto na alteração das condições de vida das pessoas. A criação dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local – CONSADs atende a este objetivo. Este estudo, avaliou a situação de segurança alimentar e seus determinantes em municípios baianos integrantes do CONSAD Vale do Jiquiriçá, contemplando uma metodologia direta, pela aplicação em domicílios da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA e de um questionário sócio-econômico. A amostra domiciliar constituiu-se de 2.002 domicílios, em oito municípios do CONSAD. Encontrou-se insegurança alimentar em 70,3% dos domicílios, com predomínio da insegurança grave e moderada (36,0%). A IA mostrou-se fortemente associada as variáveis, renda familiar per capita, número de moradores por domicílios, indicador ambiental. Conclui-se que com as avaliações realizadas compôs-se um quadro capaz de orientar a ação pública na direção da SAN de uma forma geral, para todo o município, e considerando as condições de vida nos domicílios particulares, conformando também uma base para o desenho do SISAN e possibilitando o acompanhamento e avaliação do realizado.
Palavras-chave: Insegurança alimentar
EBIA
Indicadores sociais
CONSAD
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10488
Data do documento: 7-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Nut_ Joelma Ribeiro.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.