DSpace

RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Dissertações de Mestrado Profissional (NPGA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10227

Title: Análise das potencialidades e vantagens do uso da simulação computacional em operações logísticas complexas, como ferramenta de auxílio à tomada de decisões: estudo de caso em uma organização industrial.
Authors: Carvalho, Leonardo Sanches de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Quintella, Rogério Hermida
Keywords: Modelagem e Simulação Computacional;Logística;Tomada de Decisão;Modeling and Computational Simulation;Logistic;Decision Making
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal da Bahia
Abstract: Esta dissertação se propõe a analisar potencialidades e vantagens de uso da modelagem e simulação computacional em operações logísticas complexas como ferramenta de auxílio à tomada de decisões. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma organização industrial baiana, localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari, onde se aplicou a ferramenta segundo o método de desenvolvimento de projetos de simulação computacional proposto por Law & Kelton (1991). O desenvolvimento do projeto de simulação foi focado nas operações logísticas de carregamento e expedição de caminhões com produtos a granel e embalados (sacaria ou tambores). Essas operações foram caracterizadas de alta complexidade devido a fatores como: existência de carregamentos mistos, diversos pontos de carregamentos, problemas de contra-fluxo de caminhões, além de questões relacionadas à segurança industrial, pelo fato de existir grande fluxo de caminhões próximo a áreas de produção. Por conta de sua proposta de estudo, essa dissertação tem como substrato teórico uma abordagem sobre a logística e sua evolução, processos de tomada de decisões em cenários complexos, além de uma abordagem dos principais conceitos da modelagem e simulação computacional. No desenvolvimento da pesquisa, foram identificadas diversas aplicações vantajosas da modelagem e simulação computacional, no entanto, decidiu-se focar na minimização do contra-fluxo de caminhões existente. Daí a criação do índice de contra-fluxo e sua metodologia de obtenção usando a ferramenta de modelagem e simulação computacional. Após a análise dos resultados da simulação, em diversos cenários desenvolvidos e do entendimento sistêmico da situação em estudo, identificou-se como oportunidade de melhoria a relocação de um armazém, a transferência de alguns produtos críticos (grande demanda) para outra área de carregamento, além da implantação de duas novas balanças rodoviárias. A partir da análise dos resultados obtidos e das conclusões efetuadas é possível ter-se uma idéia clara das vantagens e potencialidades do uso da modelagem e simulação computacional como ferramenta de apoio em processos decisórios complexos nas operações logísticas de unidades industriais.
Description: p. 1-114
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10227
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (NPGA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
1313.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA