Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Quintella, Rogério Hermida | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Leonardo Sanches de | - |
dc.creator | Carvalho, Leonardo Sanches de | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-02T14:32:27Z | - |
dc.date.available | 2013-05-02T14:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10227 | - |
dc.description | p. 1-114 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se propõe a analisar potencialidades e vantagens de uso da modelagem e
simulação computacional em operações logísticas complexas como ferramenta de auxílio à
tomada de decisões. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma organização
industrial baiana, localizada no Pólo Petroquímico de Camaçari, onde se aplicou a ferramenta
segundo o método de desenvolvimento de projetos de simulação computacional proposto por
Law & Kelton (1991). O desenvolvimento do projeto de simulação foi focado nas operações
logísticas de carregamento e expedição de caminhões com produtos a granel e embalados
(sacaria ou tambores). Essas operações foram caracterizadas de alta complexidade devido a
fatores como: existência de carregamentos mistos, diversos pontos de carregamentos,
problemas de contra-fluxo de caminhões, além de questões relacionadas à segurança
industrial, pelo fato de existir grande fluxo de caminhões próximo a áreas de produção.
Por conta de sua proposta de estudo, essa dissertação tem como substrato teórico uma
abordagem sobre a logística e sua evolução, processos de tomada de decisões em cenários
complexos, além de uma abordagem dos principais conceitos da modelagem e simulação
computacional.
No desenvolvimento da pesquisa, foram identificadas diversas aplicações vantajosas da
modelagem e simulação computacional, no entanto, decidiu-se focar na minimização do
contra-fluxo de caminhões existente. Daí a criação do índice de contra-fluxo e sua
metodologia de obtenção usando a ferramenta de modelagem e simulação computacional.
Após a análise dos resultados da simulação, em diversos cenários desenvolvidos e do
entendimento sistêmico da situação em estudo, identificou-se como oportunidade de melhoria
a relocação de um armazém, a transferência de alguns produtos críticos (grande demanda)
para outra área de carregamento, além da implantação de duas novas balanças rodoviárias.
A partir da análise dos resultados obtidos e das conclusões efetuadas é possível ter-se uma
idéia clara das vantagens e potencialidades do uso da modelagem e simulação computacional
como ferramenta de apoio em processos decisórios complexos nas operações logísticas de
unidades industriais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/1313.pdf | pt_BR |
dc.subject | Modelagem e Simulação Computacional | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Tomada de Decisão | pt_BR |
dc.subject | Modeling and Computational Simulation | pt_BR |
dc.subject | Logistic | pt_BR |
dc.subject | Decision Making | pt_BR |
dc.title | Análise das potencialidades e vantagens do uso da simulação computacional em operações logísticas complexas, como ferramenta de auxílio à tomada de decisões: estudo de caso em uma organização industrial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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