Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10216
Title: O mercado farmacêutico mundial e a política de promoção dos genéricos no Brasil
Authors: Rocha, Marcelo Mendes
metadata.dc.creator: Rocha, Marcelo Mendes
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as características do mercado farmacêutico mundial e os efeitos e conseqüências da promoção dos medicamentos genéricos a partir da Lei 9.787, de 10 de fevereiro de 1999 no mercado nacional. Demonstra-se a forte dependência da indústria farmacêutica com relação a patente devido aos seus altos custos com pesquisa e desenvolvimento, característica marcante no setor. Serão tratadas, também, as políticas de regulação adotadas no mercado de medicamentos que são motivadas tanto por questões econômicas (fomentar a concorrência, por exemplo) quanto de política sanitária (garantir o acesso da população aos medicamentos a um menor custo). Os impactos da promoção dos medicamentos genéricos, política recentemente adotada no Brasil, no setor farmacêutico nacional são apresentados e seus benefícios para a população brasileira são demonstrados.
Keywords: Indústria farmacêutica
Políticas de regulação
Medicamentos genéricos
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10216
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Rochaseg.pdf255,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.