Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10101
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A fusão Brahma-Antarctica: alterações no mercado nacional de cervejas com o advento da AMBEV – 1999 a 2003
Autor : Nascimento, Jefferson Eduardo Carvalho do
metadata.dc.creator: Nascimento, Jefferson Eduardo Carvalho do
Resumen : Este trabalho monográfico tem a intenção de analisar o mercado nacional de cervejas com o advento da AMBEV, em sua fase inicial: uma análise da indústria, a fusão como estratégia competitiva e a contestabilidade do mercado. Inicialmente são levantados os antecedentes históricos da cerveja: como surgiu, como é apreciada no mundo inteiro e como veio ao Brasil: as primeiras cervejas no país, além das inovações tecnológicas que beneficiaram sua produção e a tornaram possível em qualquer lugar do mundo, sob quaisquer condições. A composição do mercado nacional de cervejas e a tendência do mercado frente à fusão. Quais as razões que levaram duas rivais históricas a se unirem sob uma mesma bandeira corporativa, e sob quais condições se deu esta mega-fusão de duas empresas nacionais. O processo da fusão: o anúncio como jogada de marketing para obter o apoio popular, o parecer da SEAE, desastroso para as intenções do grupo, o parecer da SDE, não muito favorável, e a vitória final, com o parecer definitivo do CADE, que tentou minimizar o poder de monopólio do grupo e abrir oportunidade na indústria de cerveja para novos concorrentes. Um estudo sob a perspectiva de Michael Porter e sua análise sobre as cinco forças competitivas do mercado, o que definem a contestabilidade de um mercado com caracteríticas de monopólio: poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos compradores, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, rivalidade entre as empresas existentes. Como saíram beneficiadas as cervejarias diretamente envolvidas na fusão; Brahma e Antarctica, a reação dos concorrentes, o que se espera para os consumidores.
Palabras clave : Cerveja – Indústria
Cerveja – Comércio
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10101
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.