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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Maria Virginia Gordilho | - |
dc.contributor.author | Christie, Sandra Beatriz De Berduccy | - |
dc.creator | Christie, Sandra Beatriz De Berduccy | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:08:35Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:08:35Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9826 | - |
dc.description.abstract | Constituída por uma abordagem prático-teórica, esta pesquisa propõe práticas em arte através da descoberta do espaço mediante ações provocadas pela linha, tomando-a como elemento material e imaterial. Propõe-se uma apreciação de um percurso dinâmico, que ganha espaços mediante o fazer proveniente de uma ação tradicional, como é a feitura do fio e a tecelagem, assim como a experiência com meios próprios da arte contemporânea, como fotografia, instalações, vídeo-arte e performance. Em ambas as instâncias o deslocamento existe como uma constante. Mas esse não é um trânsito que avança em linha reta, em direção a um único objetivo, senão um caminho excêntrico construído por várias ações contidas no verbo DESENVOLVER, é dizer, ENVOLVER, VOLVER e VER. Tomam-se cada um destes verbos como Acontecimentos, no sentido de serem uma conseqüência da ação entre as palavras e as coisas. Estes associam as possibilidades de criação e reflexão. Ambos - Linhas e Acontecimentos - apresentam-se aqui como elementos maleáveis em constante mutação e interação, constituindo matéria e conceitos heterogêneos, podendo ser fragmentados e dispostos em diversas ordens, constituindo um conjunto de obras que foram apresentadas no Forte São Marcelo em Salvador. A relevância desta pesquisa consiste em conformar em obras conceitos, técnicas e práticas tradicionais de arte, principalmente das culturas andina e afro-brasileira, com práticas da arte contemporânea. Conciliar estas idéias revela não só preocupações como artista, mas uma preocupação planetária que evidencia angústia pela própria identidade, o trânsito e o híbrido. A Prática de arte proporciona algumas respostas, pois os produtos de mãos que nunca descansam estão atestados por elementos restauradores entre vida e arte; não importa a técnica, durante o processo o mundo adquire matizes diferentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Práticas em arte | pt_BR |
dc.subject | Linha | pt_BR |
dc.subject | Trânsito | pt_BR |
dc.subject | Acontecimento | pt_BR |
dc.subject | Prácticas en arte | pt_BR |
dc.subject | Línea | pt_BR |
dc.subject | Acontecimiento | pt_BR |
dc.title | Desenvolver: linhas que provocam práticas em arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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