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dc.contributor.advisorSantos, Sandra Maria Chaves dos-
dc.contributor.authorMira, Flavia Damaceno-
dc.creatorMira, Flavia Damaceno-
dc.date.accessioned2013-04-13T20:12:39Z-
dc.date.available2013-04-13T20:12:39Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9729-
dc.descriptionp. 1-120pt_BR
dc.description.abstractArtigo 1:Objetivo: Este artigo objetiva contribuir para o reconhecimento e o debate em torno de fatores que podem promover ou comprometer a inserção do tema Alimentação Saudável no espaço da escola, a partir dos professores, na situação concreta de um município. Metodologia: Para tanto foram investigadas, utilizando-se de alguns instrumentos da pesquisa qualitativa as motivações dos docentes e suas experiências e expectativas em torno do tema antes e após um programa de capacitação realizado em Mutuípe, Bahia. Resultados: O programa de capacitação constou de quatro blocos temáticos somando 22 horas de atividades teóricas e práticas. Foram capacitados 132 educadores (45,67% dos professores das redes municipal, estadual e particular e 72, 52% dos professores da rede municipal de ensino, vinculados à SME).Em consonância com estudos sobre intervenções educativas observou-se aqui que a capacitação promoveu mudanças nos conceitos dos professores sobre alimentação e nutrição e ampliou a motivação para o trabalho na escola. Foram também observadas referências dos professores a mudanças imediatas em suas práticas alimentares cotidianas. Conclusões:O desenvolvimento deste trabalho ao finalizar com a avaliação de que os professores ampliaram suas motivações e condições para trabalhar o tema na escola gerou novas questões em torno do processo de implementação das propostas elaboradas. Artigo 2:Objetivos: Este trabalho apresenta e discute os resultados de um estudo de acompanhamento realizado junto a professores que foram capacitados em alimentação saudável na direção de investigar como as mudanças e a motivação geradas foram transformadas em ações concretas e quais fatores contribuíram ou dificultaram a inserção do tema na escola. Metodologia:Os fatores influenciadores foram analisados enquanto intra e extra-escolares e segundo sua natureza técnica, administrativa e sócio-política. Seis escolas (duas da zona urbana e quatro da rural) de um município baiano foram escolhidas para o acompanhamento devido ao envolvimento e iniciativa de seus diretores e professores com atividades voltadas para a alimentação. Resultados: No total participaram das atividades 9 professores (2 de zona urbana e 7 de zona rural) e três coordenadoras pedagógicas. Foram realizados 10 (dez) encontros no período entre março e outubro de 2006 para elaboração e observação da implementação de projetos envolvendo o tema alimentação saudável com uso de metodologia qualitativa. Conclusões: De uma forma geral pode-se observar que os fatores favorecedores à inserção do tema nas escolas foram, predominantemente, intra-escolares e de natureza técnica e administrativa, enquanto os fatores negativos foram basicamente de natureza sócio política, dependendo prioritariamente de decisões dos gestores do programa de alimentação escolar no Município. Assim, para a construção de um ambiente que efetivamente promova a alimentação saudável, fazem-se necessários investimentos de recursos financeiros e materiais de natureza administrativa e sócio política além programas de capacitação para informar, conscientizar e mobilizar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde (PGNUT)pt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.subjectEducação nutricionalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectHealthful alimentationpt_BR
dc.subjectNutritional educationpt_BR
dc.subjectCapacitate programpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.titleCapacitação de professores em alimentação saudável na rede municipal de ensino de Mutuípe, Bahia: alcances e limitaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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