Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Eliana Rodrigues-
dc.contributor.authorSerrano, Leonardo Sebiani-
dc.creatorSerrano, Leonardo Sebiani-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:58:47Z-
dc.date.available2013-04-10T13:58:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9668-
dc.description215f.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a subpartitura corporal nos intérpretes-criadores do grupo baiano Dimenti, durante o processo de criação do espetáculo Batata!. O conceito de subpartitura foi elaborado por Patrice Pavis e propõe a utilização das informações que servem como referências para o intérpretecriador. O objetivo da pesquisa é a apropriação do conceito de Pavis, transportado para o corpo cênico, um corpo que carrega sua história, cultura e identificações, as quais se encontram reconstituindo-se constantemente. O estudo utiliza como referencial teórico a Crítica de Processos, de Cecília Salles, e os processos culturais desde o ponto de vista pós-colonial, propostos por Canclini, Barbero e Pinheiro, reconhecendo os processos da América Latina como uma cultura barroca por excelência e, por conseguinte esta multiculturalidade influencia diretamente o corpo dos intérpretes da região. Como metodologia de trabalho, além de ampliar os possíveis pontos de partida/olhar, realizei questionários e entrevistas acompanhando o processo criativo do espetáculo de maneira individual/coletiva, especificando suas particularidades corporais, analisando os espetáculos anteriores, assim como as pesquisas sob o corpo e movimento do grupo Dimenti. Esta análise corporal pretende reconhecer a importância da subpartitura corporal/cultural e dos processos criativos nas artes cênicas da América Latina, reconsiderando a ideia de um intérprete-criador, de um processo criativo coletivo colaborativo e (re)significando a imagem do diretor ou coreógrafo por uma versão cênica do editor de cinema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubpartiturapt_BR
dc.subjectProcessos de Criaçãopt_BR
dc.subjectProcessos Culturaispt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.titleCorpografias: uma leitura corporal dos intérpretes criadores do grupo Dimentipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Serrano%20dissertacao.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.