Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo do produto coreográfico pósmoderno, com enfoque no conceito de corpo e utilização do espaço-tempo. Propoe-se a averiguar, com base em pesquisa teórica de natureza transdisciplinar, as influências da queda dos paradigmas da Ciência Moderna na cultura contemporânea e na dança pós-moderna, a partir da identificação dos seus princípios estéticos aplicados a espetáculos de grupos internacionalmente representativos da dança pós-moderna da atualidade. A apreciação in loco e posterior análise crítica-comparativa das recentes produções de Pina Bausch, do Grupo La Última Vez, do grupo DV-8 Phisical Theatre, Elshout e Händeler, Suzanne Linke, dentre outros grupos e coreógrafos atuantes na Europa hoje, confirma a correspondência dos pressupostos do paradigma holístico com as principais características da filosofia estética da dança pós-moderna, o que revela o paradoxo da pós-modernidade na Dança. Ao nosso conhecimento, poucos são os estudos especializados existentes no Brasil que se propõem a pensar a dança pós-moderna sobre o ponto de vista filosófico e cultural. Este estudo traz uma contribuição para a literatura e pesquisas na área e poderá ser útil em futuras pesquisas na Universidade Federal da Bahia e em outras instituições de nível superior no país. |