Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Jacyan Castilho de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Roberto Lúcio Cavalcante de | - |
dc.creator | Araújo, Roberto Lúcio Cavalcante de | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:52:25Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:52:25Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9644 | - |
dc.description | 450f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe o exame de três diferentes metodologias da área de Pedagogia do Teatro, elaboradas e aplicadas por ator e atrizes que trabalham com formação de outros atores e atrizes em Salvador, Bahia, considerando-se que, no Brasil, a análise sobre processos de formação de atores continua sendo um campo pouco explorado pelos estudiosos. Na primeira seção, temos a identificação, histórico e contextualização da trajetória dos três mestres-atores enfocados pela pesquisa qualitativa – Harildo Déda, Hebe Alves e Meran Vargens – estudados caso a caso por intermédio de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. O estudo foi realizado prioritariamente através de leituras concernentes ao assunto, entrevistas e observação de aulas, ensaios e apresentações, sempre a partir dos procedimentos de cada um na relação mantida com atores em formação. Na segunda seção, discorremos sobre as entrevistas realizadas com atores e atrizes indicados como seguidores de cada metodologia pesquisada. Na terceira seção, o resultado da coleta de dados possibilita reflexões sobre pontos de convergência e divergência entre os métodos observados, guiadas por aspectos localizados em referencial teórico encontrado a partir do conjunto das entrevistas. Na quarta e última seção, problematizamos a singularidade das ações pedagógicas discutidas, estabelecendo conclusões que ampliam e aprofundam o estudo sobre a Interpretação Teatral no país, com ênfase no acento local e em características específicas das metodologias relacionadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.subject | Interpretação teatral | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos de formação de atores | pt_BR |
dc.title | O triângulo de Ceres: metodologias fundamentais para formação de atores em Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Roberto Araújo | Vol. 1 | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Roberto Araújo | Vol. 2 | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.