Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9624
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Eliene Benício Amâncio | - |
dc.contributor.author | Gallo, Fabio Dal | - |
dc.creator | Gallo, Fabio Dal | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:46:11Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:46:11Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9624 | - |
dc.description | 336f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objeto de estudo o Circo Social, fenômeno no qual o circo é utilizado como meio para formação, educação e inclusão social, surgido a partir do início da década de noventa do século XX, sendo ele proposto principalmente por Organizações Não- governamentais. Essa prática, que levou a uma nova organização circense responsável pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas, influenciou os espetáculos produzidos por esse Circo Social, que desenvolveu uma linguagem circense com características peculiares. Com o fim de considerar essas características, a pesquisa realiza uma análise do Circo Social e de seus espetáculos, sendo ela estruturada conceitualmente em duas partes. Na primeira parte, que engloba a segunda e terceira seções, é realizado um apanhado histórico do surgimento do Circo Social, analisando quais são seus agentes e que teorias se tornam um suporte para suas ações. Os resultados levaram à necessidade de desenvolver um estudo de caso, propondo a análise da Escola Picolino de Arte do Circo. Na segunda parte, que inclui a quarta e a quinta seções, é analisado um único espetáculo produzido por essa Instituição,intitulado cenascotidianas@circ.pic, e, a partir dos resultados obtidos, são encontradas relações e diferenças entre os espetáculos de Circo Social e os espetáculos de Circo Moderno. Ambas as partes são fundamentadas através de um quadro teórico conceitual, baseado num horizonte teórico desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e videográfica, acompanhado de uma coleta de dados empíricos obtidos por meio de uma pesquisa de campo. Enquanto, na segunda e na terceira seções, o referencial teórico é multirreferencial, transitando predominantemente entre as áreas das artes e da educação, na quarta e na quinta seções, ele é principalmente ligado às artes cênicas e, especificamente, à semiologia, à Análise Laban de Movimento e aos Estudos da Performance, sendo a literatura circense o eixo teórico de toda a pesquisa. Os resultados do estudo evidenciam que o espetáculo de Circo Social, produzido em função dos artistas que nele estão envolvidos, tendo finalidades educacionais, políticas e sociais, além de artísticas, que o premiam de possibilidades discursivas, constitui-se como uma linguagem própria. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Circo | pt_BR |
dc.subject | Circo social | pt_BR |
dc.subject | ONG | pt_BR |
dc.subject | Arte - educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | Da rua ao picadeiro:Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dal%20Gallo%20tese.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.