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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santana, Ivani Lúcia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Dias, Luciana de Mattos | - |
dc.creator | Dias, Luciana de Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:45:39Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:45:39Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9620 | - |
dc.description | 177f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo problematizar a emergência de concepções de corpo, ligadas à superação do dualismo mente-corpo, no contexto da contemporaneidade. Propõe investigar estas transformações no campo da Dança, com enfoque no trânsito entre informações artísticas e científicas, ou seja, no trânsito Arte-Ciência. Aponta como parâmetro básico, a existência de discursos sobre o corpo e no corpo que dança. Neste sentido, esta pesquisa buscou investigar de que forma os pensamentos existem no corpo que dança. Como opção metodológica, envolveu um estudo de campo, realizado junto a coreógrafa paulista Adriana Grechi, concebido como lugar de problematização das referências aprofundadas na pesquisa teórica. Este estudo envolveu a análise de quatro processos de criação, dirigidos pela coreógrafa, referentes aos seguintes espetáculos: BootstrapSãoPaulo! [Cia Nova Dança, 1999], Toda Coisa se Desfaz [Cia2 Nova Dança, 2000], Artérias [Cia2 Nova Dança, 2001; Núcleo Artérias, 2003] e Por que nunca me tornei um/a dançarino/a? [Núcleo Artérias, 2004]. O primeiro capítulo aborda o referencial teórico das Ciências da Complexidade, que está implicado às transformações dos sistemas dualistas de conhecimento. Concentra-se na abordagem complexa das relações corpo-ambiente, e apresenta articulações com os dois primeiros espetáculos citados. O segundo e terceiro capítulos envolvem os processos de criação de Artérias e Por que nunca me tornei um/a dançarino/a, que são analisados na construção de articulações com conceitos do campo das Ciências Cognitivas, como as metáforas corporificadas, o conceito de embodied (ou ?mente corporificada?) e o conceito de corpomídia. Estas análises desdobram-se na problematização das concepções de identidade e memória e na proposta de investigação dos estados corporais como estratégia de criação em dança. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Arte-Ciência | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.title | Corpo e complexidade: o transito arte-ciência nos processos de criação de Adriana Grechi | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação. Luciana Dias | Parte 1 | 125,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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