Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Suzana Maria Coelho | - |
dc.contributor.author | Silva, Silvia Sueli Santos da | - |
dc.creator | Silva, Silvia Sueli Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:41:39Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9618 | - |
dc.description | 244f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como objeto de estudo a brincadeira de boi do município paraense de São Caetano de Odivelas. Investiga-se este fenômeno cultural, tradicional e contemporâneo para compreender a função da máscara, suas caracterizações e o comportamento corporal que ela estabelece nos brincantes, através dos personagens que ali se revelam. Aponta-se o motivo da máscara, dessacralizado e inserido nas festas públicas, como artifício simbólico e lúdico a partir do qual a espetacularidade, o imaginário e a contemporaneidade articulam-se na formação da cena de rua. Os conceitos que alicerçam esta pesquisa trazem os suportes teóricos da Etnocenologia e da Fenomenologia. O olhar fenomenológico permite compreender o objeto do lugar que ele se apresenta e do ponto de vista de quem o descreve. A Etnocenologia investiga as práticas e comportamentos espetaculares de acordo com suas matrizes culturais e suas caracterizações estéticas. Assinala-se como procedimento metodológico a Etnometodologia, inspirada na Fenomenologia e suas técnicas de investigação do fenômeno in loco. A pesquisa de campo, de caráter etnográfico, desenvolveu-se entre maio de 2009 e junho de 2010, período que concentrou a maior parte das entrevistas e a coleta de material áudio visual. Durante a pesquisa de campo foram recolhidos relatos de pessoas que vivem em São Caetano de Odivelas e participam da brincadeira de boi. Entre os sujeitos entrevistados havia brincantes, participantes e criadores, totalizando um universo de vinte e duas entrevistas, dentre as quais dezessete narrativas foram transcritas e citadas nesta tese como fonte de informação e análise. A apreciação do material coletado baseou-se nos etnométodos como meio de interpretação das relações construídas entre os sujeitos, a cidade e a sua festa. Privilegiou-se a técnica de entrevistas de livre narrativa, que permite liberdade de fruição para as intervenções das memórias dos sujeitos. A observação da mascarada de rua de São Caetano de Odivelas concentrou-se em seus aspectos contemporâneos e estéticos, que embasaram as descrições dos personagens e seus caracteres plásticos e dramáticos, revelados nas falas dos brincantes como um modelo inscrito em seus corpos, parte de sua própria experiência estética, somada à memória social da cidade. Considera-se que a dimensão da máscara odivelense como objeto cênico integra-se a sua forma plástica, transformando-se em agente de criação e interpretação da brincadeira de rua e atuando na cultura local pela constante troca de conhecimento que envolve as gerações de brincantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Máscara | pt_BR |
dc.subject | Máscara corporal | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira de boi | pt_BR |
dc.subject | Espetacularidade | pt_BR |
dc.subject | Imaginário amazônico | pt_BR |
dc.title | O boi e a máscara: imaginário, contemporaneidade e espetacularidade nas brincadeiras de boi de São Caetano de Odivelas - Pará | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Belém- Pará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
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