Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9572
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Buscando compreender o significado de ser diabético tipo 2
Authors: Almeida, Olivia Souza Castro
metadata.dc.creator: Almeida, Olivia Souza Castro
Abstract: Este é um estudo que teve por objetivo compreender os significados de ser diabéticos tipo 2. O estudo exploratório­descritivo, com abordagem qualitativa foi realizado em um ambulatório de diabetes, privado, na cidade de Salvador­BA, no período de Janeiro a Julho de 2008, com 15 pacientes que tinham diabetes tipo 2 há mais de 1 ano e concordaram em participar do estudo. Utilizou como instrumento de coleta de dados um roteiro para entrevista semi­estruturada e análise documental, cujos dados foram analisados com base na Análise Temática de Conteúdo. Os resultados revelaram que Ser diabético significa conviver com o incômodo, o desconforto e a dor das injeções de insulina e das lancetas; com o medo das complicações; com restrição alimentar, em especial, aos doces; com esperança da cura, ou ao menos do controle glicêmico. Constatou­se, também, que as pessoas que tiveram apoio de familiares e/ou profissionais de saúde possuíam um significado mais positivo em relação à doença. Deste modo, o significado de se cuidar implica reconhecer­se portador de limitação importante, determinada pela doença crônica. A enfermeira deve buscar conhecer estes significados para poder criar estratégias que ajudem o paciente a lidar melhor com a doença, obter controle metabólico adequado e uma melhor qualidade de vida.
Keywords: Diabetes
Diabetes – enfermagem
Cuidado com os doentes
Doenças crônicas
Diabetes-nursing
Patient care
Chronic diseases
Enfermagem
Publisher: Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9572
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertação (PPGENF)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.