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dc.contributor.advisorBião, Armindo Jorge de Carvalho-
dc.contributor.authorSchaffner, Carmen Paternostro-
dc.creatorSchaffner, Carmen Paternostro-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:43:13Z-
dc.date.available2013-04-05T14:43:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9430-
dc.description457f.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese trata do processo de modernização da criação artística iniciado em torno de 1900 na Alemanha, quando ocorreu uma ruptura no modo de pensar e de viver até então vigente, gerando movimentos como ―A Reforma de Vida‖, que revolucionaram a expressão corporal e a gestualidade, e elevaram a Ausdruckstanz (dança-expressão ou dança expressionista) a uma forma de conhecimento. O estudo analisa as conquistas da dança expressionista em 1914, no Monte Veritá, com o encontro de Rudolf Von Laban e Mary Wigman, reexamina o envolvimento deles com o nazismo, saindo em defesa de ambos em apreciação sob uma perspectiva histórica. Em seguida, aborda o desenvolvimento da dança do pós-guerra e as influências culturais dos países de ocupação, passando para o surgimento da geração de exalunos de Mary Wigman e Kurt Jooss, que, a partir de 1973, iniciam nova fase histórica da dança na Alemanha em Essen no âmbito da Escola Folkwang, em Wuppertal, com o desenvolvimento da dança-teatro da Pina Bausch; e em outros centros com o crescimento do teatro coreográfico de Johann Kresnik, inclusive suas experiências internacionais. Ambas essas tendências influenciaram meus trabalhos artísticos, especificamente, em aspectos interculturais e pós-dramáticos. Identificando as respectivas influências sobre a dança e o teatro coreografado no Brasil/Bahia, são analisadas duas montagens teatrais próprias, Dendê e Dengo (1990) e Merlin ou A Terra Deserta (1993). Esses trabalhos representam tanto uma síntese quanto uma recriação própria das experiências e conceitos culturais entrecruzados tratados ao longo da tese, enriquecidos pelas considerações da etnocenologia como chave complementar dessas produções baianas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAusdruckstanzpt_BR
dc.subjectDança-teatropt_BR
dc.subjectTeatro coreografadopt_BR
dc.subjectTeatro pós-dramáticopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEtnocenologiapt_BR
dc.titleDa dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlinpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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