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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.authorSilva, Diva Luiz da-
dc.creatorSilva, Diva Luiz da-
dc.date.accessioned2013-04-05T14:35:09Z-
dc.date.available2013-04-05T14:35:09Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9429-
dc.description186f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa focaliza o processo criativo de aprendizes e educadores, tendo os bonecos de luva criados em papel machê como instrumentos mediadores na experiência com o Teatro-educação. A partir de uma reflexão e análise da relação de ensinoaprendizagem são apresentadas vivências, indagações do processo experimentado com os aprendizes da Escola Pública e educadores do Centro Cultural Para Infância Paulo Tonucci. O boneco de luva mediou o processo de criação, tornou possível a apreciação estética, a contextualização e a produção experimental. Durante o processo criativo em aulas e oficinas, o fantoche viabilizou o entendimento do fenômeno mimético como parte do aprendizado, porém, a imitação foi apenas o ponto de partida. O processo de criação se caracterizou por desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a percepção e a criatividade dos participantes na construção do conhecimento artístico, através da criação de personagens-bonecos, textos, histórias, ambientação, figurino e caracterização. Com base nesta experiência, foi desenvolvido um suporte técnico sobre a criação e manipulação dos bonecos de luva como opção metodológica. Para compreender a dimensão histórico-cultural dos bonecos de luva, foram utilizados os estudos desenvolvidos pelo psicólogo Lev Semenovich Vygotsky. Houve uma apropriação dos conceitos de mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal e nível de desenvolvimento real, no sentido de interrogar sobre a hipótese formulada. O boneco de luva é estudado mediante uma visão filosófica, lúdico-pedagógica e simbólico-poética do processo criativo artístico. Neste percurso, tendo como suporte teórico a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, desenha-se o processo de educadores e aprendizes a partir da apreciação, contextualização e produção dos bonecos de luva em papel machê. Com base nas dimensões contempladas, compreende-se também a importância dos valores culturais, estéticos, lúdicos e simbólico-poéticos dos bonecos no desenvolvimento do potencial criativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBonecos de luvapt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleO processo criativo com os bonecos de luva: magia, mimetismo, ludicidade, poesia e símbolopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

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