Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9361
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O setor informal e a lei do microempreendedor individual: um estudo para a região metropolitana de Salvador (RMS)
Autor(es): Carvalho, Samuel Santos
Autor(es): Carvalho, Samuel Santos
Abstract: A relevante participação dos trabalhadores informais na dinâmica econômica do país, serviucomo marco para criação da Lei do Microempreendedor – lei complementar n°123, de 14 de dezembro de 2006 -, que propõe a formalização de empresários informais através da redução da carga tributária e da burocracia. A grande heterogeneidade do setor, contudo, permite que políticas dessa natureza impactem de forma diferenciada o conjunto de trabalhadores aliinseridos. Este trabalho, portanto, objetiva estudar os principais fatores que influenciam a decisão dos trabalhadores informais a permanecerem na informalidade. Com base em pesquisa direta (aplicação de questionários), serão identificadas as principais variáveis que influenciam a decisão de os trabalhadores informais da RMS continuarem ou não no setor informal. Dessa forma, será traçado um perfil das principais características dos trabalhadores informais dessa região, determinando aqueles que se enquadrem como microempreendedores individuais e, assim, o foco é direcionado para que eles possam sair da informalidade.
Palavras-chave: Setor informal
Lei do microempreendedor
formalização
Região Metropolitana de Salvador
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9361
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMUEL SANTOS CARVALHO.pdf225,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.