Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9167
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição |
Authors: | Araújo, João Paulo de |
metadata.dc.creator: | Araújo, João Paulo de |
Abstract: | Esse Memorial descreve um trabalho conjunto entre estudantes de composição e intérprete no âmbito da criação e preparação para execução de peças para clarineta solo. Também apresenta uma enquête realizada para verificar o potencial delas para a prática da clarineta. Esta experiência ocorreu em uma disciplina de Composição da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Após a apresentação da metodologia utilizada, o autor descreve o processo de trabalho ocorrido na sala de aula, abordando aspectos da pedagogia e do conteúdo. Em seguida, há um breve histórico sobre o professor de composição, o intérprete e os estudantes. Em seguida, apresenta cada peça e seu compositor, faz reflexões interpretativas sobre elas e demonstra as contribuições provenientes da relação intérprete-compositor no seu processo de criação e construção interpretativa. Depois, traz o resultado de uma enquête realizada com sete clarinetistas, que também são professores, sobre a possível aceitação pedagógica e artística das peças. Finalmente, conclui que o resultado do trabalho demonstra que a relação intérprete-compositor contribuiu, não apenas, no processo de criação das peças, mas também em sua interpretação, e que algumas delas podem ser úteis no ensino da clarineta e serem incluídas no repertório brasileiro do instrumento. |
Keywords: | Clarineta Composição Interpretação Análisa |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9167 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMUS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. João Paulo de Araújo | 1,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.