https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9146
Tipo: | Tese |
Título: | Um horizonte da interpretação: o concertista no universo digital |
Autor(es): | Amorim, Felipe de Oliveira |
Autor(es): | Amorim, Felipe de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho estuda aspectos da relação entre o concertista e a música eletroacústica sob o ponto de vista do intérprete, tendo o repertório para flauta transversal como base de análise. São apresentadas obras em que a eletroacústica está fixada em um suporte de reprodução de áudio, obras em que o intérprete controla a eletroacústica através de alguma interface e obras em que a eletroacústica é gerada pela máquina no momento da performance. O suporte teórico fornecido por Adorno confronta o repertório com uma teoria de interpretação desenvolvida antes da eletroacústica, que tem como alicerce três pontos: a historicidade intrínseca das obras, a mimese e o aspecto idiomático. O processo de observação deste repertório, através do estudo e performance das obras, levantou uma série de questões e necessidades específicas para a construção de uma interpretação, que quando vistas sob a ótica de Adorno, nos apontam para a compreensão de uma mudança na prática interpretativa, um novo capítulo nesta história, que é a busca pelo equilíbrio e fusão das vozes do intérprete e da eletroacústica. |
Palavras-chave: | música eletrônica - execução música - interpretação (fraseado, dinâmica, etc) música flauta - interpretação |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9146 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
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