Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9128
metadata.dc.type: Tese
Title: Choro: uma proposta de ensino da técnica violonística
Authors: Matos, Robson Barreto
metadata.dc.creator: Matos, Robson Barreto
Abstract: O objetivo principal nesse trabalho foi estudar o repertório do Choro, na concepção de gênero musical, na preparação técnica de alunos ingressos no curso de graduação em violão, na disciplina Instrumento I (MUS-200) da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Para isso, desenvolveu-se uma abordagem para o ensino da técnica violonística através do Choro. As discussões que serviram de alicerce para esse trabalho são baseadas: nas perspectivas atuais da educação musical que consideram a cultura local e, conseqüentemente, a música popular nos seus processos de ensino-aprendizagem de música; nas idéias de Christopher Small, sobre o entendimento das questões relacionadas ao eurocentrismo e à importância da valorização das nossas raízes culturais e, de Jusamara Souza, sobre cultura, diversidade, novos espaços para a educação musical no Brasil e sua proposta de desenvolvimento de pesquisa para a produção de material didático em música; e, no significado do gênero musical brasileiro Choro, tanto nos aspectos históricos, culturais e sociais quanto no reconhecimento que vem adquirindo na área de pesquisa em música nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa experimental com a aplicação do método experimental de duas amostras independentes com grupo-controle e grupo-experimental, sendo que com o primeiro utilizou-se o repertório tradicional e com o segundo o repertório do Choro. As amostras foram constituídas de alunos ingressos no curso de graduação em violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, em 2008, que tiveram aulas ministradas pelo próprio pesquisador. Foram aplicados pré-teste e pós-teste com registros em audio e vídeo da execução de uma peçaa por cada aluno, nos momentos anteriores e posteriores à aplicação do experimento. A avaliação dos alunos foi feita por cinco juízes independentes constituidos por professores doutores de violão de universidades de música no Brasil, sob critérios pré-estabelecidos pelo pesquisador. Os juízes avaliaram o desempenho técnico de mão direita e esquerda de cada aluno separadamente. Os resultados foram obtidos através de análise estatística com a aplicação do teste de aleatorização como ferramenta para o teste da hipótese de diferença entre os grupos, controle e experimental, para a mão direita e esquerda. Foi observada a existência de diferençaa entre os grupos ao nível de 10% de significância a favor do grupo-experimental apenas para a mão direita. Dessa forma, os resultados apontaram para uma diferença positiva e significativa no desempenho técnico de mão direita dos alunos preparados com o repertório do Choro, quando comparados com os alunos preparados com o repertório tradicional.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9128
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Tese (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese%20Robson%20Barreto%20Matos%20seg.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.