Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9085
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A inibição diante da improvisação musical: um programa operacional destinado a desinibir o aluno para com esta prática |
Authors: | Silva Filho, Wellington Mendes da |
metadata.dc.creator: | Silva Filho, Wellington Mendes da |
Abstract: | Esta pesquisa buscou observar o progresso da desinibição de um grupo de alunos diante da improvisação musical, grupo cujo perfil era de bloqueio diante da prática de improvisar. Essa observação foi feita mediante o emprego de um programa operacional baseado em textos, imagens e exercícios práticos, procurando através de uma mudança na atitude mental dos alunos, provocar uma desenvoltura nas suas atuações musicais improvisadas. As destinações dessa pesquisa foram: Proporcionar aos alunos a familiaridade com uma prática que traz em si muitos benefícios, contribuir para a formação de uma possível didática definida e funcional aplicável à disciplina de Improvisação Musical da Escola de Música da UFBA e finalmente procurar suprir as necessidades com que o músico profissional irá se defrontar no meio extra-escolar, onde os gêneros musicais costumam comportar a improvisação. Os resultados obtidos foram positivos: pudemos concluir que a inibição diante da improvisação é um fator de causa psicológica, antes de ser técnica; verificamos também que a inibição pode ser alterada sob o emprego de material reflexivo sobre o assunto, imagens de indução metafórica e prática dirigida do exercício de improvisar. Enfim, observamos que os progressos ocorreram conforme as particularidades de cada aluno. |
Keywords: | Improvisação musical Inibição Criatividade Educação musical |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9085 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMUS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Joel Barbosa. | Dissertação. Joel Barbosa. | 627,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.