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Tipo: Dissertação
Título: Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais.
Autor(es): Oliveira Filho, Waldélio Almeida de
Autor(es): Oliveira Filho, Waldélio Almeida de
Abstract: Esta dissertação buscou elaborar, a partir de um conceito de marketing eleitoral proposto, um modelo de análise de campanhas eleitorais majoritárias que não somente evidenciasse a utilização do instrumental inerente ao marketing eleitoral, como também pudesse ser utilizado para futuramente mensurar a presença de atividades deste tipo de marketing em campanhas eleitorais. Para atingir este propósito, inicialmente, resgatou algumas abordagens teóricas e conceituais acerca do marketing convencional, inclusive do marketing mix; do marketing político e do marketing eleitoral; além de abordagens específicas acerca da atuação teatral dos indivíduos e do papel da comunicação no contexto contemporâneo. Em um segundo momento, propôs o modelo de análise, intitulado marketing mix eleitoral, contemplando as seguintes dimensões (e componentes relacionados): candidato (apresentação, marca, personalidade pública, plataforma/ programa de governo e fator dramatúrgico), comunicação (televisiva, radiofônica, através de jornais, telefônica, “internética”, via documentários/filmes, “marketing eleitoral corpo a corpo”, comícios/“showmícios” e comunicação eleitoral complementar), contato (comitê e cabos eleitorais) e custo eleitoral (custo de oportunidade eleitoral e custo de campanha) — além de esboçar os indicadores. Simultaneamente, aplicou parcialmente tal modelo ao contexto das campanhas eleitorais majoritárias, particularmente, das eleições para prefeitura de Salvador em 2004. Em um terceiro momento, esboçou o índice de mediação mercadológica eleitoral e os seus indicadores, além de aplicá-los nas campanhas eleitorais mencionadas. Por fim, teceu algumas considerações finais.
Palavras-chave: Marketing
Marketing eleitoral
Marketing Mix eleitoral — Modelo
Campanhas eleitorais 2004 — Salvador-Bahia
Índice — Mediação Mercadológica Eleitoral
Marketing
Electoral Marketing
Electoral Marketing Mix — Model
2004 Electoral Campaigns — Salvador-Bahia
Electoral Marketing Mediation — Index
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8962
Data do documento: 2005
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