Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8962
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Marketing mix eleitoral: um modelo de análise de campanhas eleitorais.
Authors: Oliveira Filho, Waldélio Almeida de
metadata.dc.creator: Oliveira Filho, Waldélio Almeida de
Abstract: Esta dissertação buscou elaborar, a partir de um conceito de marketing eleitoral proposto, um modelo de análise de campanhas eleitorais majoritárias que não somente evidenciasse a utilização do instrumental inerente ao marketing eleitoral, como também pudesse ser utilizado para futuramente mensurar a presença de atividades deste tipo de marketing em campanhas eleitorais. Para atingir este propósito, inicialmente, resgatou algumas abordagens teóricas e conceituais acerca do marketing convencional, inclusive do marketing mix; do marketing político e do marketing eleitoral; além de abordagens específicas acerca da atuação teatral dos indivíduos e do papel da comunicação no contexto contemporâneo. Em um segundo momento, propôs o modelo de análise, intitulado marketing mix eleitoral, contemplando as seguintes dimensões (e componentes relacionados): candidato (apresentação, marca, personalidade pública, plataforma/ programa de governo e fator dramatúrgico), comunicação (televisiva, radiofônica, através de jornais, telefônica, “internética”, via documentários/filmes, “marketing eleitoral corpo a corpo”, comícios/“showmícios” e comunicação eleitoral complementar), contato (comitê e cabos eleitorais) e custo eleitoral (custo de oportunidade eleitoral e custo de campanha) — além de esboçar os indicadores. Simultaneamente, aplicou parcialmente tal modelo ao contexto das campanhas eleitorais majoritárias, particularmente, das eleições para prefeitura de Salvador em 2004. Em um terceiro momento, esboçou o índice de mediação mercadológica eleitoral e os seus indicadores, além de aplicá-los nas campanhas eleitorais mencionadas. Por fim, teceu algumas considerações finais.
Keywords: Marketing
Marketing eleitoral
Marketing Mix eleitoral — Modelo
Campanhas eleitorais 2004 — Salvador-Bahia
Índice — Mediação Mercadológica Eleitoral
Marketing
Electoral Marketing
Electoral Marketing Mix — Model
2004 Electoral Campaigns — Salvador-Bahia
Electoral Marketing Mediation — Index
Publisher: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8962
Issue Date: 2005
Appears in Collections:Dissertação (NPGA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
222.pdf3,95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.