https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8695
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez | - |
dc.contributor.author | Souza, Beatriz | - |
dc.creator | Souza, Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-26T17:26:56Z | - |
dc.date.available | 2013-02-26T17:26:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8695 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema de investigação o corpo na dança. Especificamente, olha para experiências pedagógicas em dança que fazem uso da educação somática enquanto um dos seus recursos centrais, procurando identificar influências e contribuições que essa prática possa desencadear na formação de dançarinos e professores. Partindo de uma revisão bibliográfica em torno do desenvolvimento do campo atualmente conhecido como educação somática e de uma contextualização histórica a respeito das interações desse campo com a dança, chega à análise de algumas experiências práticas. Essa análise foi construída tendo como base a observação de distintas instâncias: as aulas, a perspectiva de professores e a impressão dos alunos. Ao revisar a bibliografia, sugere quatro princípios comuns às diversas disciplinas somáticas que são discutidos mais profundamente à luz de teorias e contribuições da ciência contemporânea. Nesse viés, pressupostos da Embodied Cognition, como a ideia de cognição construída a partir da experiência corporal, são inter-relacionados a princípios como o do continuum corpo-mente e o da percepção enquanto um instrumento de mudança de padrões de movimento automatizados. O conceito de autopoiese, por sua vez, formulado por Humberto Maturana e Francisco Varela, se afina com o princípio da construção de autonomia. Uma vez identificados esses princípios, todo um diálogo é constituído em torno do seu confronto com algumas práticas bastante estabilizadas no ensino da dança. A análise dos dados colhidos em campo (observações de aula, entrevistas e questionários) tem uma função de elemento dinamizador da discussão, mas principalmente no sentido de fornecer parâmetros de referência a respeito de como esses princípios vêm sendo integrados na prática pedagógica em dança e os desdobramentos desses processos. Questões como entendimentos de corpo, relação professor-aluno e processos de avaliação estão entre os aspectos abordados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação Somática | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.title | Corpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós Graduação em Dança-Escola de Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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