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dc.contributor.advisorIannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.authorSouza, Beatriz-
dc.creatorSouza, Beatriz-
dc.date.accessioned2013-02-26T17:26:56Z-
dc.date.available2013-02-26T17:26:56Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8695-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema de investigação o corpo na dança. Especificamente, olha para experiências pedagógicas em dança que fazem uso da educação somática enquanto um dos seus recursos centrais, procurando identificar influências e contribuições que essa prática possa desencadear na formação de dançarinos e professores. Partindo de uma revisão bibliográfica em torno do desenvolvimento do campo atualmente conhecido como educação somática e de uma contextualização histórica a respeito das interações desse campo com a dança, chega à análise de algumas experiências práticas. Essa análise foi construída tendo como base a observação de distintas instâncias: as aulas, a perspectiva de professores e a impressão dos alunos. Ao revisar a bibliografia, sugere quatro princípios comuns às diversas disciplinas somáticas que são discutidos mais profundamente à luz de teorias e contribuições da ciência contemporânea. Nesse viés, pressupostos da Embodied Cognition, como a ideia de cognição construída a partir da experiência corporal, são inter-relacionados a princípios como o do continuum corpo-mente e o da percepção enquanto um instrumento de mudança de padrões de movimento automatizados. O conceito de autopoiese, por sua vez, formulado por Humberto Maturana e Francisco Varela, se afina com o princípio da construção de autonomia. Uma vez identificados esses princípios, todo um diálogo é constituído em torno do seu confronto com algumas práticas bastante estabilizadas no ensino da dança. A análise dos dados colhidos em campo (observações de aula, entrevistas e questionários) tem uma função de elemento dinamizador da discussão, mas principalmente no sentido de fornecer parâmetros de referência a respeito de como esses princípios vêm sendo integrados na prática pedagógica em dança e os desdobramentos desses processos. Questões como entendimentos de corpo, relação professor-aluno e processos de avaliação estão entre os aspectos abordados.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleCorpo em dança: o papel da educação somática na formação de dançarinos e professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPrograma de Pós Graduação em Dança-Escola de Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

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