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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8619
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScheyerl, Denise Chaves de Menezes-
dc.contributor.authorSousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de-
dc.creatorSousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de-
dc.date.accessioned2013-02-21T13:50:03Z-
dc.date.available2013-02-21T13:50:03Z-
dc.date.issued2013-02-21-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8619-
dc.description.abstractO estudo relatado nesta dissertação investigou, durante dois semestres letivos, as crenças sobre o ensino/aprendizagem da língua italiana (LI) e a relação dessas com as ações de três alunos do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia. Além disso, buscou-se,também, investigar se ocorre, durante o processo de aprendizagem, a ressignificação dessas crenças. Para tal, são apresentadas informações sobre o ensino da LI no Brasil, visto que se trata de um universo, para muitos, pouco conhecido. A fundamentação teórica deste trabalho é constituída de estudos referentes a crenças sobre a aprendizagem de línguas na área da Linguística Aplicada, contando com autores como Almeida Filho (1993), Wenden (1986, 1987), Pajares (1992), Kalaja (1995), Barcelos (1995, 2000, 2004 e 2007), Vieira Abrahão(2004), Kleber Silva (2003, 2005, 2006, 2008), Ortiz Alvarez (2007), Couto (2009), Santos(2010), entre outros. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, de natureza qualitativo-interpretativista, tendo como instrumentos para coleta de dados quatro questionários escritos, diário de aprendizagem, atividade investigativa, observação de aulas, entrevista semi-estruturada e aulas gravadas em vídeo. Os dados gerados revelaram que os alunos optaram pela língua italiana por diferentes motivos e ainda possibilitaram a identificação de diversas crenças sobre a aprendizagem da LI. Além disso, foi possível verificar que, em alguns momentos, os participantes agem de acordo com as suas crenças e que algumas das crenças inferidas foram ressignificadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua italiana. Estudo e ensino. Aprendizagem.pt_BR
dc.titleCultura de aprender: investigando as crenças e as ações dos alunos de língua italiana da UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

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