Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Scheyerl, Denise Chaves de Menezes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de | - |
dc.creator | Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-21T13:50:03Z | - |
dc.date.available | 2013-02-21T13:50:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8619 | - |
dc.description.abstract | O estudo relatado nesta dissertação investigou, durante dois semestres letivos, as crenças sobre o ensino/aprendizagem da língua italiana (LI) e a relação dessas com as ações de três alunos do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia. Além disso, buscou-se,também, investigar se ocorre, durante o processo de aprendizagem, a ressignificação dessas crenças. Para tal, são apresentadas informações sobre o ensino da LI no Brasil, visto que se trata de um universo, para muitos, pouco conhecido. A fundamentação teórica deste trabalho é constituída de estudos referentes a crenças sobre a aprendizagem de línguas na área da
Linguística Aplicada, contando com autores como Almeida Filho (1993), Wenden (1986,
1987), Pajares (1992), Kalaja (1995), Barcelos (1995, 2000, 2004 e 2007), Vieira Abrahão(2004), Kleber Silva (2003, 2005, 2006, 2008), Ortiz Alvarez (2007), Couto (2009), Santos(2010), entre outros. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, de natureza qualitativo-interpretativista, tendo como instrumentos para coleta de dados quatro
questionários escritos, diário de aprendizagem, atividade investigativa, observação de aulas,
entrevista semi-estruturada e aulas gravadas em vídeo. Os dados gerados revelaram que os
alunos optaram pela língua italiana por diferentes motivos e ainda possibilitaram a
identificação de diversas crenças sobre a aprendizagem da LI. Além disso, foi possível
verificar que, em alguns momentos, os participantes agem de acordo com as suas crenças e que algumas das crenças inferidas foram ressignificadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua italiana. Estudo e ensino. Aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | Cultura de aprender: investigando as crenças e as ações dos alunos de língua italiana da UFBA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC)
|