Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8595
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia: intercâmbio acadêmico e cultural entre Brasil e África (1959-1964)
Autor : Reis, Luiza Nascimento dos
metadata.dc.creator: Reis, Luiza Nascimento dos
Resumen : Este trabalho investiga a instalação e funcionamento do Centro de Estudos Afro- Orientais na Universidade (Federal) da Bahia, na promoção do intercâmbio acadêmico com países do continente africano, entre os anos de 1959 e 1964. A criação do CEAO, representa um marco no país, já que foi a primeira instituição acadêmica com objetivo de dedicar-se ao conhecimento da África. Seus objetivos perpassavam pela difusão destes conhecimentos no país, além de atuar como um instrumento político de ligação entre o Brasil e os países do continente africano. Dentre outros fatores, o CEAO era resultado de uma aproximação oficial com países africanos empreendida pelo governo brasileiro, cuja formalização – através da Política Externa Independente – ocorreu dois anos depois, em 1961. O fomento ao intercâmbio acadêmico, com ênfase na difusão de expressões culturais, entre países africanos e a Bahia, movimentando pesquisadores, professores e estudantes, constituiu a principal ação prevista pelo CEAO, de acordo com os direcionamentos do diretor-fundador luso-brasileiro George Agostinho da Silva. Destaca-se nesse período a atuação de pesquisadores como Vivaldo da Costa Lima, Waldir Freitas Oliveira, Pierre Verger, Guilherme Souza Castro e Yeda Pessoa de Castro.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8595
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação (PÓS-AFRO)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.