Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barreto, Therezinha Maria Mello | - |
dc.contributor.author | Santos, Elisângela Santana dos | - |
dc.creator | Santos, Elisângela Santana dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-06T13:52:49Z | - |
dc.date.available | 2013-02-06T13:52:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-06 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8388 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta o estudo da polissemia do verbo “tomar”, em textos escritos de variados gêneros, dos períodos arcaico, clássico e contemporâneo da língua portuguesa. Trata-se de um estudo diacrônico, pautado na análise experiencialista da linguagem e nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva. A discussão que se apresenta busca mostrar que as modulações de sentidos detectadas nos contextos de uso analisados refletem a maneira como o homem categoriza o mundo e conceptualiza as realidades que o circundam. Para isso, apontam-se os prováveis domínios conceptuais, os frames, os modelos cognitivos idealizados e os esquemas de imagens que subjazem aos usos que, presumivelmente, servem de base conceptual para a formulação de sentidos do referido verbo. Analisam-se os casos de especificações e de extensões metafóricas e metonímicas. Destacam-se os valores semânticos mais salientes e os mais periféricos, em cada sincronia estudada, considerando as dimensões semântico-sintática, pragmático-discursiva e sociocultural que os fundamentam. Por fim, detectam-se possíveis mudanças, conservações e sobreposições de usos, ao longo da história da língua portuguesa, representando-as por meio de redes multidimensionais e radiais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Semântica. Língua portuguesa. História. Linguística histórica. | pt_BR |
dc.title | A polissemia do verbo “tomar” ao longo da história da língua portuguesa: um estudo à luz da lingüística cognitiva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011. | pt_BR |
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