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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Ana Rosa Neves-
dc.contributor.authorSouza, Marcos Aurélio dos Santos-
dc.creatorSouza, Marcos Aurélio dos Santos-
dc.date.accessioned2013-02-05T20:03:25Z-
dc.date.available2013-02-05T20:03:25Z-
dc.date.issued2013-02-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8377-
dc.description.abstractA fundação, enquanto discurso de origem civilizadora das nações contemporâneas e a mestiçagem, entendida como discurso fundacional da nação brasileira, são os temas tratados por esta pesquisa. A partir da leitura de cenas e contextos sociais, culturais e artísticos e,principalmente, das obras dos escritores baianos Jorge Amado, Sosígenes Costa e Adonias Filho, busca-se investigar o discurso fundacional não apenas como justificativa do nacionalismo, do racismo, da xenofobia e das políticas anti-imigracionistas, mas em suas rasuras, ou seja, processos de descontinuidade e de dispersão, configuradores daquilo que se denomina: narrativas do “renegado começo”. Tais narrativas promovem uma percepção crítica e genealógica da história, uma abordagem estratégica acerca de sujeitos culturais e lugares,desenvolvida a partir de uma visão plural e conflituosa de experiências culturais. Esta visão desconstrói o determinismo da metafísica da presença fundacional, em seu desejo de continuidade dos ideais raciais e nacionalistas. Tocaia Grande, Iararana e Luanda Beira Bahia, e outras narrativas dos autores, respectivamente referidos, operam processos ambivalentes de identificação cultural, que põem em xeque tanto as referências unívocas e fixas da perspectiva histórica eurocêntrica, quanto o ideal da mestiçagem, produzido por alguns pensadores sociais do Brasil. A mestiçagem, entendida por esses pensadores como discurso de síntese racial e cultural, amparada na previsibilidade do sujeito nacional, na construção conciliatória ou definitiva da ideia de “povo brasileiro”, encontra, especialmente na obra de Jorge Amado, o enfoque rasurado, através de personagens andejos e desterrados que, situados numa encruzilhada de culturas, ou num começo historicamente renegado, não se encaixam no ideal desse discurso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura Comparada. Análise do discurso literário. Jorge Amado. Sosígenes Costa. Adonias Filho.pt_BR
dc.titleRenegado começo: discurso fundacional e mestiçagem: narrativas de Jorge Amado, Sosígenes Costa e Adonias Filhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba. 2010pt_BR
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