Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHeine, Lícia Maria Bahia-
dc.contributor.authorNery, Marta Maria de Almeida-
dc.creatorNery, Marta Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2013-02-05T19:48:57Z-
dc.date.available2013-02-05T19:48:57Z-
dc.date.issued2013-02-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8372-
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado, baseada na Linguística Textual, uma das vertentes do Paradigma Funcional, teve como objetivo verificar o tratamento da compreensão textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª séries, considerando três aspectos: primeiro, a necessidade de se trabalhar com uma variedade genérica, já que a interação humana se dá através de textos que se realizam por meio de gêneros diferentes, a depender da situação comunicativa; segundo, a importância da preparação para a leitura, já que uma série de conhecimentos (linguístico, enciclopédico, pragmático) é mobilizada neste processo; terceiro, se a compreensão é uma construção de sentidos e não apenas uma decodificação de palavras, a leitura implica em inferências, associações, comparações, conclusões, tomadas de posição, ou seja, extrapolar a materialidade linguística. Verificaram-se nos corpora desta tese que existe uma grande variedade genérica, que os diversos textos para leitura estimulam os conhecimentos do leitor de formas variadas, antes da leitura propriamente dita, como preparação e que as atividades sobre a leitura ultrapassam a simples decodificação. Concluiu-se, com estes resultados, que as duas coleções escolhidas como corpora desta pesquisa representam um avanço na abordagem da compreensão textual. Algumas críticas foram colocadas ao final da análise, como reflexão, para que os autores das coleções escolhidas as tornem ainda mais coerentes com as suas propostas, caso tais aspectos ainda não tenham sido retomados. Palavras-chave: paradigma funcional; gêneros discursivos; interação; preparação; inferências; reflexões.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFuncionalismo (linguística). Compreensão na leitura. Livros didáticos. Análise.pt_BR
dc.titleO tratamento da compreensão textual nos livros didáticos de língua portuguesa de 5ª à 8ª sériespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador-Ba, 2012pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta Nery - Folha de Aprovação..pdfDados iniciais49,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marta Nery - Pré-textuais.pdfDados iniciais166,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marta Nery - Elementos Textuais.pdfDocumento principal8,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Marta Nery - Ficha Catalográfica.pdfDados iniciais20,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.