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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fonseca, Jael Glauce da | - |
dc.contributor.author | Schultz, Leila Magalhães Santos | - |
dc.creator | Schultz, Leila Magalhães Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-05T19:44:11Z | - |
dc.date.available | 2013-02-05T19:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-05 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8371 | - |
dc.description.abstract | Diante de um cenário onde as tecnologias da informação e comunicação configuram uma nova maneira de viver na sociedade contemporânea, o desenvolvimento da informática obriga-nos, inclusive, a mudar diversos conceitos enraizados na cultura da educação tradicional. Consequentemente, a Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de vários estudos e discussões, principalmente, devido ao fato de permitir que qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer local, com conexão à internet, tenha acesso a informações de uma maneira geral, redimensionando, inclusive, as salas de aulas tradicionais e fazendo emergir os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) contendo suas disciplinas e seus conteúdos, assim como todas as ferramentas que possibilitam a comunicação e a interação entre os envolvidos no processo de construção do conhecimento a distância. Sendo assim, insere-se a presente dissertação na área da Linguística Aplicada, em um contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, baseada no pressuposto de que aprender uma língua é inclusive aprender a usá-la para agir e interagir com diferentes propósitos, tem como objetivo elaborar, de maneira sistemática, atividades que possibilitem o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral para um curso de alemão como língua estrangeira em nível iniciante A1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação (PORTUGAL, 2001), pela modalidade a distância, assim como discutir e analisar criticamente os propósitos teóricos e os princípios que norteiam essa habilidade. A pesquisa foi construída a partir de diálogos com teorias da Educação a Distância e seus ambientes virtuais, passando pelo ensino-aprendizagem da compreensão oral, culminando na abordagem comunicativa, intercultural e crítica no ensino de língua estrangeira, além de constatar a necessidade de se planejarem atividades de compreensão oral desafiadoras, fazendo uma seleção criteriosa do texto oral, áudio ou segmento de vídeo, que possibilite ao aluno assumir o papel de participante e usuário crítico da língua. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua alemã. Estudo e ensino. Falantes estrangeiros. Ensino à distância. | pt_BR |
dc.title | Aprender alemão como língua estrangeira pela modalidade a distância : atividades de compreensão oral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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