Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFonseca, Jael Glauce da-
dc.contributor.authorSchultz, Leila Magalhães Santos-
dc.creatorSchultz, Leila Magalhães Santos-
dc.date.accessioned2013-02-05T19:44:11Z-
dc.date.available2013-02-05T19:44:11Z-
dc.date.issued2013-02-05-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8371-
dc.description.abstractDiante de um cenário onde as tecnologias da informação e comunicação configuram uma nova maneira de viver na sociedade contemporânea, o desenvolvimento da informática obriga-nos, inclusive, a mudar diversos conceitos enraizados na cultura da educação tradicional. Consequentemente, a Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de vários estudos e discussões, principalmente, devido ao fato de permitir que qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer local, com conexão à internet, tenha acesso a informações de uma maneira geral, redimensionando, inclusive, as salas de aulas tradicionais e fazendo emergir os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) contendo suas disciplinas e seus conteúdos, assim como todas as ferramentas que possibilitam a comunicação e a interação entre os envolvidos no processo de construção do conhecimento a distância. Sendo assim, insere-se a presente dissertação na área da Linguística Aplicada, em um contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, baseada no pressuposto de que aprender uma língua é inclusive aprender a usá-la para agir e interagir com diferentes propósitos, tem como objetivo elaborar, de maneira sistemática, atividades que possibilitem o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral para um curso de alemão como língua estrangeira em nível iniciante A1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação (PORTUGAL, 2001), pela modalidade a distância, assim como discutir e analisar criticamente os propósitos teóricos e os princípios que norteiam essa habilidade. A pesquisa foi construída a partir de diálogos com teorias da Educação a Distância e seus ambientes virtuais, passando pelo ensino-aprendizagem da compreensão oral, culminando na abordagem comunicativa, intercultural e crítica no ensino de língua estrangeira, além de constatar a necessidade de se planejarem atividades de compreensão oral desafiadoras, fazendo uma seleção criteriosa do texto oral, áudio ou segmento de vídeo, que possibilite ao aluno assumir o papel de participante e usuário crítico da língua.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua alemã. Estudo e ensino. Falantes estrangeiros. Ensino à distância.pt_BR
dc.titleAprender alemão como língua estrangeira pela modalidade a distância : atividades de compreensão oralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Magalhães Santos Schultz.pdf6,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.