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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8358
Tipo: Dissertação
Título: Capital social e os aspectos comunicacionais entre organizações e pessoas na ferramenta twitter
Autor(es): Passos, Maria Alessandra Calheira Sento Sé
Autor(es): Passos, Maria Alessandra Calheira Sento Sé
Abstract: Essa dissertação analisa a possibilidade da construção do Capital Social de organizações, a partir da comunicação que estas estabelecem com usuários comuns, dentro do Site de Rede Social Twitter. Ao final da pesquisa, foi possível responder a pergunta “Como se dá a comunicação entre organizações e pessoas no Twitter de forma que esta seja capaz de colaborar para a construção e a manutenção do seu Capital Social?”. Para responder a indagação, analisamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória, os aspectos sociotécnicos relacionados à comunicação e como estes contribuíram ao longo do tempo para a formação da indústria da comunicação e, consequentemente, para a formatação do seu modelo de negócio. Investigamos pressupostos conceituais referentes à teoria das redes sociais e dos Sites de Redes Sociais, além de especificidades estruturais do Twitter, possibilidades e apropriações. É importante ressaltar o estudo feito acerca do construto do Capital Social, as principais convergências e divergências conceituais, bem como a sua interseção com a Comunicação Mediada pelo Computador. Na segunda etapa da pesquisa, desenvolvemos uma survey visando conhecer melhor as características do usuário do Twitter seguidor de perfis de organizações; e um Estudo de Caso Múltiplo das organizações Hering e Camiseteria. A coleta de dados realizada para os Estudos de Caso deu-se a partir da captura de tweets emitidos no período de maio a julho de 2011, por meio da ferramenta de monitoramento Seekr. Posteriormente, o conteúdo foi analisado e classificado. A análise dos dados apontou a utilização de recursos comunicacionais que privilegiam o reconhecimento, a colaboração, o compartilhamento e a confiança, práticas que corroboram para a construção do Capital Social.
Palavras-chave: Organizações
capital social
Twitter
Sites de Redes Socais
Cibercultura
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8358
Data do documento: 4-Fev-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

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