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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, José Carlos Santos-
dc.contributor.authorPassos, Maria Alessandra Calheira Sento Sé-
dc.creatorPassos, Maria Alessandra Calheira Sento Sé-
dc.date.accessioned2013-02-04T16:01:41Z-
dc.date.available2013-02-04T16:01:41Z-
dc.date.issued2013-02-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8358-
dc.description.abstractEssa dissertação analisa a possibilidade da construção do Capital Social de organizações, a partir da comunicação que estas estabelecem com usuários comuns, dentro do Site de Rede Social Twitter. Ao final da pesquisa, foi possível responder a pergunta “Como se dá a comunicação entre organizações e pessoas no Twitter de forma que esta seja capaz de colaborar para a construção e a manutenção do seu Capital Social?”. Para responder a indagação, analisamos, por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória, os aspectos sociotécnicos relacionados à comunicação e como estes contribuíram ao longo do tempo para a formação da indústria da comunicação e, consequentemente, para a formatação do seu modelo de negócio. Investigamos pressupostos conceituais referentes à teoria das redes sociais e dos Sites de Redes Sociais, além de especificidades estruturais do Twitter, possibilidades e apropriações. É importante ressaltar o estudo feito acerca do construto do Capital Social, as principais convergências e divergências conceituais, bem como a sua interseção com a Comunicação Mediada pelo Computador. Na segunda etapa da pesquisa, desenvolvemos uma survey visando conhecer melhor as características do usuário do Twitter seguidor de perfis de organizações; e um Estudo de Caso Múltiplo das organizações Hering e Camiseteria. A coleta de dados realizada para os Estudos de Caso deu-se a partir da captura de tweets emitidos no período de maio a julho de 2011, por meio da ferramenta de monitoramento Seekr. Posteriormente, o conteúdo foi analisado e classificado. A análise dos dados apontou a utilização de recursos comunicacionais que privilegiam o reconhecimento, a colaboração, o compartilhamento e a confiança, práticas que corroboram para a construção do Capital Social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectcapital socialpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectSites de Redes Socaispt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.titleCapital social e os aspectos comunicacionais entre organizações e pessoas na ferramenta twitterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubFacompt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

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