Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIannitelli, Leda Maria Muhana Martinez-
dc.contributor.authorBrasil, Marcela Botelho-
dc.creatorBrasil, Marcela Botelho-
dc.date.accessioned2013-01-31T16:51:33Z-
dc.date.available2013-01-31T16:51:33Z-
dc.date.issued2013-01-31-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8309-
dc.description.abstractEste trabalho pretende estabelecer um diálogo entre as áreas de conhecimento da Dança e da Educação Física partindo da análise de artigos científicos publicados em revistas do campo de conhecimento da Educação Física. Com este intuito, foram eleitas as três mais representativas revistas da área que tratam sobre a temática da dança: a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), a Revista Motrivivência e a Revista Pensar a Prática. Os artigos elencados para análise abrangem todas as publicações no período de 1979 a 2008, e foram selecionados por apresentar sua temática diretamente relacionada à dança, num total de 40 publicações. Dialogando também com as teorias contemporâneas de Katz, Greiner, Damásio e outros autores, é questionada se a apropriação da dança como conteúdo da Educação Física elucida as suas peculiaridades, assim como, discute-se a autonomia acadêmica da dança. Identificando a abordagem qualitativa como a mais adequada forma de alcançar os objetivos do estudo proposto, as técnicas de pesquisa utilizadas como instrumento de coleta de dados serão as pesquisas bibliográfica e documental, e o tratamento dos dados se fará por análise de conteúdos, utilizandose da conceituação para conhecimento discursivo, intuitivo e tácito, encontrada em Vieira (2006). Buscando conectar estas formas de conhecimento aos diversos contextos revelados na produção científica de educação física que utilizou a dança como tema central, espera-se fragilizar as hierarquias que possam persistir na relação entre esses dois saberes, de forma a contribuir para afirmação e consolidação da Dança como área de conhecimento específico e autonomia acadêmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectArtigos Cientificospt_BR
dc.subjectÁreas de Conhecimentos Específicopt_BR
dc.subjectFormas de Conhecimentospt_BR
dc.titleDo Salto Triplo ao Grand Jeté: A Dança na Perspectiva de Artigos Científicos em Educação Física.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPrograma de Pós Graduação em Dança - Escola de Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_de_Marcela_Botelho_Brasil.pdf804,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.