Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8182
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Comunidades e interatividade: um estudo sobre cursos on-line como espaço de (in)formação |
Autor : | Lago, Andréa Ferreira |
metadata.dc.creator: | Lago, Andréa Ferreira |
Resumen : | As tecnologias digitais emergem em nosso contexto provocando também o surgimento de novos mapas para a construção de conhecimento. O estudo sobre essas tecnologias, os conceitos de interatividade e comunidades virtuais fornecem subsídios para compreendê-los como potencializadores da criação de novos espaços de (In)formação. Com base nesse estudo e na interlocução com autores que discutem informação, educação a distância e teorias de aprendizagem, a dissertação analisa uma disciplina on-line do curso de “Multimedia em Educação”, Aveiro – Portugal com o objetivo de identificar características que emergem nas interações entre esses sujeitos, numa perspectiva de constituição de uma comunidade virtual e de produção coletiva. Foi realizada uma análise a partir do mapeamento das falas dos alunos e professores, registradas no fórum de discussão. Dessa forma, foi possível verificar características que compõe as comunidades e apontá-las como espaços propícios para produção coletiva. Foi possível constatar também que o registro das interações na comunidade virtual torna-se uma memória coletiva que sistematizada e retroalimentada pode contribuir para o acompanhamento e qualificação dos processos nos cursos de Educação a distância on-line. |
Palabras clave : | Informação Comunidades virtuais Interatividade EAD on-line Fórum de discussão |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8182 |
Fecha de publicación : | 26-ene-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGCI) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.