Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.author | Guerrero, Mara Francischini | - |
dc.creator | Guerrero, Mara Francischini | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-25T12:31:28Z | - |
dc.date.available | 2013-01-25T12:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-25 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8154 | - |
dc.description.abstract | O propósito desta dissertação é discutir algumas terminologias que indicam questões relativas às restrições implicadas em processos de improvisação. É proposta uma revisão de termos, observando especificamente a ação compositiva, tentando identificar um campo de possibilidades restrito de decisão autônoma para o improvisador. Para isso, parte-se do pressuposto de que a improvisação é um dos diversos modos compositivos da dança, cujos arranjos ocorrem no ato de sua apresentação. Trata-se de um processo que não conta com pré-definições sobre os desenvolvimentos de ações e/ou composições. A imprevisibilidade operante na improvisação gera uma série de questões que direciona focos de investigação compartilhados entre improvisadores, tais como, a busca por evitar a repetição de padrões; o interesse em ampliar o repertório de movimentos e a atenção sobre a composição; a intenção em compor constantemente novas e surpreendentes obras; a busca pela manutenção de reações espontâneas nas decisões; entre outros. Entretanto, há restrições inevitáveis incidindo sobre a improvisação, pois, não há como suprimir os hábitos. A experiência consolida hábitos, que são reorganizados constantemente, consciente e inconscientemente, de acordo com cada situação que nos é apresentada, indicando uma maneira adequada de agir de acordo com o contexto presente. Consequentemente, há um campo de possibilidades para a ocorrência da improvisação, que restringe as condições para sua composição, sob a incidência inevitável de hábitos. Podemos então dizer que a improvisação ocorre entre regularidades e divergências de regularidades, numa relação entre hábitos e contexto que se auto-organiza em tempo real. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Hábito | pt_BR |
dc.title | Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós Graduação em Dança-Escola de Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.